Notícias - 31 de março de 2014 Lei de Precificação e ações fiscalizatórias serão tema do XXVII Encontro do Procon-MG com Fornecedores Apoio ao Comércio Evento é destinado aos comerciantes de Belo Horizonte e região metropolitana O Procon-MG, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor e em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, realiza, no dia 15 de abril de 2014, das 19h às 22h, no auditório da CDL, situado na Avenida João Pinheiro, 495, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, o XXVII Encontro do Procon-MG com Fornecedores, cujo tema será precificação. O evento, com duração de 3h, será apresentado pela assessora jurídica do Procon-MG, Christiane Vieira Soares Pedersoli, e pela responsável pela Secretaria de Fiscalização do Procon-MG, Regina Sturm Vilela. Serão abordados a importância do Direito do Consumidor, o princípio da Informação/Obrigatoriedade da Precificação previstos no código de defesa do consumidor (Lei Federal 8078/90) e demais legislações vigentes sobre precificação, os órgãos de defesa do consumidor e suas respectivas atuações. Além disso, serão pontuadas as infrações mais comuns cometidas pelo comércio relacionadas ao tema e, ainda, apresentado o Programa Vitrine Legal. Serão oferecidas 150 (cento e cinquenta) vagas, e as inscrições podem ser realizadas, até o dia 11 de abril de 2014, das 10h às 18h, pelos telefones (31) 3250-4695 e 3250-4696, ou por meio do correio eletrônico escolainscricao@mpmg.mp.br, informando nome e endereço completos, estabelecimento que representa, telefone e e-mail. Sobre o Vitrine Legal O Procon-MG deu início, no dia 19 de fevereiro de 2014, a uma ação articulada de combate à ausência de “precificação” de produtos e serviços ofertados no mercado de consumo mineiros, denominada “Vitrine Legal”, cujo slogan é “Vitrine legal tem preço!” Primeiramente, o Procon-MG publicou uma recomendação aos fornecedores que atuam no Estado para que adotem a medidas necessárias para garantir a informação correta, clara e precisa sobre os preços dos produtos e serviços ofertados no mercado de consumo. Essa obrigação, apesar do foco da ação ser vitrine dos estabelecimentos, refere-se a todos os produtos e serviços ofertados. Em relação às entidades de fornecedores, como associações e sindicatos, será solicitada a constante divulgação da obrigação de se “precificar” corretamente todos os produtos e os serviços ofertados aos consumidores, inclusive, os dispostos em vitrines. Em relação a tais entidades, será solicitado o auxílio para a constante divulgação sobre o direito do consumidor ter acesso pronto e correto aos preços. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo correio eletrônico eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones acima mencionados. Fonte: Escola Estadual de Defesa do Consumidor Publicações similares Notícias gerais 14 de maio de 2025 Protesto contra altas cargas tributárias terá venda de gasolina a R$ 3,82 o litro na capital mineira Manifestação no dia 29 de maio vai comercializar o combustível sem os tributos de R$ 2,17. … Notícias gerais 8 de maio de 2025 Aumento da Selic fragiliza confiança do comércio e dos consumidores Para a CDL/BH, o desempenho das atividades de varejo e serviços pode ser comprometido a médio … Atuação Social 8 de maio de 2025 Gestantes em vulnerabilidade socioeconômica do Hospital Sofia Feldman recebem doações de enxoval Amanhã, dia 8, a partir das 15 horas, a Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de … Notícias gerais 5 de maio de 2025 Dia das Mães: consumidores de BH vão às compras na última hora, aponta CDL/BH Pesquisa da entidade revela que mais de 70% das pessoas que irão presentear planejam ir às …