Notícias - 21 de maio de 2019 Lojas compactas, eficientes e rentáveis Apoio ao Comércio Marcas conceituadas do mercado já investiram muitos anos em operações suntuosas, em amplos espaços e excesso de funcionários. No passado, quanto maior a operação maior o prestígio da marca e também sua rentabilidade. Essa época já passou. Ser grande já não é sinal de ser rentável e nem perene. Empresas inteligentes sabem que o acesso vale muito mais que a posse, e que grandes estruturas acabam sendo apenas custo pois tornam as empresas “pesadas” e lentas. Equipes auto ajustáveis, espaços menores e mais eficientes, otimização da aplicação dos recursos e inserção de tecnologia para juntar todas essas frentes tornam-se mandatárias no mundo atual. Algumas empresas já estão considerando adotar, mesmo que de forma empírica, a metodologia Lean*. Uma metodologia que foi desenvolvida há mais de 30 anos pela indústria automotiva japonesa e que foi atualizada e ampliada para outros setores da economia. Hoje, adotar a metodologia Lean significa modernizar as operações, ter agilidade nas decisões, testar mercados e produtos com rapidez, melhorar a experiência do consumidor, ganhar eficiência operacional nas unidades – com a redução de números de funcionários, logística mais eficaz, redução dos estoques e outros – e também alcançar novos consumidores em mercados antes proibitivos por não comportarem estruturas grandiosas. Trata-se de uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados da operação e que permite otimizar recursos e reduzir desperdícios e investimentos em atividades e estruturas que não geram retorno para a companhia. Muitas empresas fecharam nos últimos anos porque não deram a atenção efetiva à eficiência da operação e ao controle de custos, a introdução da atuação Lean é uma forma de suprir essa necessidade de revisão de padrões de negócios e ganho de eficiência. Na prática, a empresa pode reduzir o espaço físico da loja uma vez que não precisa de grandes estoques, podendo oferecer os produtos por meio de prateleiras infinitas – ou seja, o e-commerce praticado na loja física – ou mesmo focando apenas na venda de seus best sellers. Pode reduzir equipes, fazendo que o vendedor desempenhe não apenas a função de vender o produto mas também a de fazer o checkout do cliente uma vez que tem a tecnologia como ferramenta para cobrar e finalizar a venda. *Metodologia Lean: metodologia para melhorar o desempenho através da eliminação do desperdício e das causas de defeitos nos processos administrativos, processos de produção ou processos de manufatura. Fonte: Mercado&Consumo Setor de Economia e Pesquisa CDL/BH 21/05/2019 Publicações similares Apoio ao Comércio 10 de novembro de 2025 Feriado de 15 de novembro: comércio de BH pode funcionar A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capital mineira … Apoio ao Comércio 27 de outubro de 2025 Comércio pode funcionar no domingo, Dia de Finados CDL/BH orienta sobre requisitos que lojistas devem cumprir O comércio de Belo Horizonte está autorizado a … Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2025 Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade … Apoio ao Comércio 1 de outubro de 2025 Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o …