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Lojas compactas, eficientes e rentáveis

Apoio ao Comércio

Marcas conceituadas do mercado já investiram muitos anos em operações suntuosas, em amplos espaços e excesso de funcionários.


 


No passado, quanto maior a operação maior o prestígio da marca e também sua rentabilidade. Essa época já passou. Ser grande já não é sinal de ser rentável e nem perene. Empresas inteligentes sabem que o acesso vale muito mais que a posse, e que grandes estruturas acabam sendo apenas custo pois tornam as empresas “pesadas” e lentas.


 


Equipes auto ajustáveis, espaços menores e mais eficientes, otimização da aplicação dos recursos e inserção de tecnologia para juntar todas essas frentes tornam-se mandatárias no mundo atual.


 


Algumas empresas já estão considerando adotar, mesmo que de forma empírica, a metodologia Lean*. Uma metodologia que foi desenvolvida há mais de 30 anos pela indústria automotiva japonesa e que foi atualizada e ampliada para outros setores da economia.


 


Hoje, adotar a metodologia Lean significa modernizar as operações, ter agilidade nas decisões, testar mercados e produtos com rapidez, melhorar a experiência do consumidor, ganhar eficiência operacional nas unidades – com a redução de números de funcionários, logística mais eficaz, redução dos estoques e outros – e também alcançar novos consumidores em mercados antes proibitivos por não comportarem estruturas grandiosas.


 


Trata-se de uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados da operação e que permite otimizar recursos e reduzir desperdícios e investimentos em atividades e estruturas que não geram retorno para a companhia. Muitas empresas fecharam nos últimos anos porque não deram a atenção efetiva à eficiência da operação e ao controle de custos, a introdução da atuação Lean é uma forma de suprir essa necessidade de revisão de padrões de negócios e ganho de eficiência.


 


Na prática, a empresa pode reduzir o espaço físico da loja uma vez que não precisa de grandes estoques, podendo oferecer os produtos por meio de prateleiras infinitas – ou seja, o e-commerce praticado na loja física – ou mesmo focando apenas na venda de seus best sellers. Pode reduzir equipes, fazendo que o vendedor desempenhe não apenas a função de vender o produto mas também a de fazer o checkout do cliente uma vez que tem a tecnologia como ferramenta para cobrar e finalizar a venda.


 


*Metodologia Lean: metodologia para melhorar o desempenho através da eliminação do desperdício e das causas de defeitos nos processos administrativos, processos de produção ou processos de manufatura.


 


Fonte: Mercado&Consumo


 


Setor de Economia e Pesquisa CDL/BH

21/05/2019


 


 


 

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