Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mais crédito e menos juros em maio

Apoio ao Comércio


De acordo com dados do Banco Central, a oferta de crédito continuou se expandindo no mês de maio, visto que o saldo dos empréstimos e financiamentos do sistema financeiro aumentou 1,7%, fechando o mês em R$ 2.136 trilhões, ante o crescimento de 1,3% em abril. Com este a aumento, o estoque de crédito no sistema financeiro nacional ultrapassou a metade do Produto Interno Bruto (PIB), atingindo a taxa de 50,1%. Em abril, esta proporção alcançou 49,6%. Este é um resultado do fraco desempenho do PIB no primeiro trimestre de 2012.


A taxa de juros para pessoas físicas caiu 3,0 pontos percentuais de abril para maio, se estabelecendo 38,8% ao ano. É o menor nível da série histórica calculada pelo Banco Central (a série se inicia em junho de 2000). Já o spread bancário, a diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada dos clientes, apresentou queda de 2,4 pontos percentuais, passando de 32,9%, em abril, para 30,5%, em maio.


O ponto negativo é a inadimplência, que atingiu o patamar de 8,0% para pessoas físicas e 4,1% para pessoas jurídicas, culminando em uma taxa total de 6%, o maior percentual registrado desde o ano 2000. Esta é uma conseqüência direta da expansão creditícia combinada a menores taxas de juros, que acabam por incentivar o consumo, acarretando em aumento do número de inadimplentes.


Publicações similares

Notícias gerais
27 de maio de 2024
FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …