Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Marketing interno como fator de sucesso empresarial

Apoio ao Comércio

O tema endomarketing marcou presença na reunião quinzenal do CDL Jovem realizada nesta quarta-feira (06). O grupo recebeu o especialista em vendas e marketing,  J.B. Maxx, que ministrou a palestra “Marketing interno que dá resultados” para os cerca de 50 jovens empresários presentes.


 


De acordo com Maxx, o endomarketing tem por objetivos melhorar o atendimento ao cliente, melhorar o clima interno, reduzir custos e melhorar a produtividade. Segundo o especialista, não adianta investir em ações de marketing para atrair os clientes, se eles forem mal atendidos. Para Maxx, isso é investir na concorrência.


 


O especialista explica que o endomarketing deve ser implementado de forma contínua na empresa, e não por meio de ações isoladas. O primeiro passo nesse sentido deve ser ouvir dos colaboradores o que a empresa pode fazer para que eles produzam mais. Em seguida, deve ser aplicada uma pesquisa de clima organizacional na empresa, de preferência por uma empresa de consultoria externa, da forma mais imparcial possível, para avaliar qual a relação da equipe com seus pares, com os superiores, os produtos e a própria empresa.


 


Essas informações subsidiarão a construção de um plano de marketing interno, que pode ser composto por ações como premiações; eleição do colaborador do mês, participação nas decisões; reuniões de integração extra trabalho; valorização e reconhecimento. 


 


Segundo Maxx, essas ações contribuem para a valorização e motivação do colaborador, impactando no atendimento aos clientes. E quando o cliente é bem atendido, ele conta para os amigos, volta na empresa, ou seja, ele faz o marketing natural. Depois que esse ciclo estiver funcionando bem, o empresário pode passar a investir em ações de marketing tradicionais para atrair os clientes. 


 


 


Dálcia de Oliveira


Comunicação e Marketing da CDL/BH


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …