Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Marketing olfativo, um aliado às boas vendas

Apoio ao Comércio


 O que faz um cliente comprar o seu produto? A resposta não é exata como matemática, mas uma coisa é certa: a experiência olfativa ajuda. O cheiro da loja pode conquistar de cara o consumidor ou causar repulsa.


A preocupação com o cheiro aumenta quando a palavra-chave no mundo do empreendedorismo é experiência do consumidor. Segundo o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Mário Rodrigues uma loja cheirosa vende mais, pois a compra é um processo emocional, em que o cliente não adquire só o produto ou serviço, mas também o que aquilo representa para ele. No entanto, não é só o cheiro que faz o cliente comprar o produto, mas o marketing olfativo é mais uma estratégia para fazer com o que o consumidor permaneça mais tempo na loja e a observe com mais atenção.


Antes de partir para a escolha do cheiro, é essencial que o seu negócio já cumpra alguns requisitos básicos para qualquer empresa dar certo: entregar o que promete, em um espaço que comunique visualmente o que é a marca.


Qualquer tipo de negócio pode ter um cheiro próprio: uma loja de roupas, um hotel, uma academia e até um escritório prestador de serviços. O aroma pode estar no ambiente ou nos produtos.


O dono do negócio pode desenvolver um cheiro exclusivo ou escolher um aroma que já exista. Para escolher o cheiro certo com a ajuda de uma empresa especializada, você precisará responder qual é a missão do seu negócio, seus valores, identidade visual e público-alvo, entre outras questões.


 


Fonte: Exame – Editada


Publicações similares

Apoio ao Comércio
7 de outubro de 2026
Varejo une experiência do físico e comodidade do digital para ampliar vendas no Dia das Crianças

Pesquisa da CDL/BH mostra que 41,9% dos empresários esperam vender mais neste ano. Loja física segue …

Apoio ao Comércio
5 de outubro de 2026
Lojas de BH podem funcionar no feriado de 12 de outubro; veja as regras 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capitalmineira está …

Apoio ao Comércio
30 de setembro de 2026
Tíquete médio por presente no Dia das Crianças sobe 27,26% e chega a R$ 263 na capital mineira, aponta pesquisa da CDL/BH

Consumidores pretendem comprar, em média, três presentes; brinquedos e roupas lideram a lista e 64,8% deixarão …

Apoio ao Comércio
29 de setembro de 2026
Alterados os prazos do Simples Nacional e Regime Híbrido (IBS/CBS) para 2027

A CDL/BH informa que a Resolução CGSN Nº 194/2026 alterou os prazos e condições para a …