Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mercado prevê inflação no teto da meta em 2014

Apoio ao Comércio


 


Os analistas do mercado financeiro preveem para 2014 uma inflação no teto da meta, de acordo com o Relatório Focus do Banco Central. Para eles, a inflação deve chegar em 6,51% para este ano. Esta é a sétima elevação seguida da expectativa do IPCA


 


De acordo com o sistema de metas para a inflação do governo federal, o ponto central da meta é 4,5%, com margem de 2p.p. para cima ou para baixo (podendo girar entre 2,5% e 6,5% a.a.). Este sistema é usado para direcionar a inflação e evitar que ela atinja patamares mais difíceis de serem controlados no futuro.


Caso a inflação realmente feche acima do teto, o presidente do Banco Central terá que escrever uma carta e explicar para o ministro da fazenda os motivos que levaram a inflação a fugir da meta estabelecida.


 


Também no relatório Focus, a expectativa do PIB para o ano diminuiu, chegando à previsão de alta de 1,63%. Para o Banco Central, a estimativa é de crescimento de 2% e para o ministério da Fazenda é de algo acima de 2,3%.


O relatório Focus é formado pelas expectativas das principais empresas do mercado financeiro, que enviam suas análises para o BC. Sua divulgação é semanal e é comumente usado como termômetro do mercado em relação ao andamento da economia.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
6 de agosto de 2026
Salário na conta e compras de última hora aquecem o comércio da capital no Dia dos Pais

Tíquete médio cresce 15,6% e mais da metade dos lojistas esperam aumento nas vendas em relação …

Apoio ao Comércio
6 de agosto de 2026
Selic em queda: CDL/BH prevê crédito mais barato e otimismo no varejo

Redução dos juros fortalece a confiança de empresários e consumidores para as vendas do segundo semestre  …

Apoio ao Comércio
29 de julho de 2026
Lojistas estimam crescimento de até 20% em vendas para o Dia dos Pais 

Pesquisa da CDL/BH mostra expectativa positiva para a data, com investimento em estoques, promoções e estratégias …

Apoio ao Comércio
23 de julho de 2026
Comércio de Belo Horizonte entra otimista no segundo semestre

Mercado de trabalho aquecido, aumento da renda das famílias, início da redução dos juros e calendário …