Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Nota da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte

Apoio ao Comércio
Não culpem o comércio!
 
Se existe alguém que se sacrificou para salvar vidas em Belo Horizonte, este alguém é o nosso comércio. Não tem comerciante fazendo churrasco nem caminhando em pista de cooper sem máscaras. Não tem comerciante permitindo aglomeração em seus estabelecimentos. Com raríssimas exceções, todos estão cumprindo os protocolos.
 
A maioria dos estabelecimentos ficou 80 dias trancados e hoje estão fazendo o possível e o impossível para manter o seu negócio e garantir os empregos para os trabalhadores. Outra boa parte continua fechada. Galerias, o setor de vestuário, Shopping Centers, Bares e Restaurantes estão há 100 dias impedidos de abrir suas portas. Em nenhum lugar do mundo aconteceu isso. Muitos já não vão voltar. Centenas de empresas já fecharam suas portas definitivamente e milhares de empregos já foram perdidos.
 
Nesta semana, teve muita gente vinculando o aumento do número de casos à abertura do comércio. Essa hipótese não procede. Há dois meses os especialistas do Brasil inteiro avisaram que, independentemente da reabertura do comércio, em junho haveria o aumento no número de casos.
 
No final de março, portanto, há quase três meses, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) solicitou à prefeitura a abertura de diálogo com o setor produtivo da cidade para discutir a reabertura segura e gradual do comércio. Em 20 de abril, o Prefeito anunciou a formação do comitê, que começou a trabalhar efetivamente no dia 5 de maio. Entre o anúncio da formação do comitê e o início efetivo do trabalho, foram dias preciosos perdidos diante de uma situação tão grave.
 
Há três semanas este comitê não se reúne. Todas as decisões tomadas nas últimas três semanas foram de única e exclusiva responsabilidade do prefeito. As entidades participantes – CDL/BH, Sindilojas, FIEMG e Abrasel – não foram consultadas. Pelo contrário, foram solenemente ignoradas.
 
Entendemos que esta discussão não pode se restringir simplesmente à abertura ou não do comércio.  A CDL/BH já fez várias sugestões e nenhuma delas foi encaminhada. Enumeramos algumas aqui:
 
O Prefeito pode chamar a instituição financeira que movimenta a folha de pagamento dos servidores da prefeitura – que gira em torno de quase R$3,5 bilhões por ano –  e negociar linhas de crédito especiais que realmente possam socorrer as empresas que estão sofrendo prejuízos quase que irreparáveis com este fechamento.
 
O Prefeito pode colocar o corpo técnico de funcionários da prefeitura, que é altamente qualificado, para estudar e propor soluções para a recuperação econômica dos setores produtivos mais afetados pela pandemia. Até mesmo para dar início à discussão sobre a ressurreição do comércio de Belo Horizonte quando superarmos esta crise.
 
O Prefeito pode orientar a prefeitura que faça, em regime experimental, projetos piloto para viabilizar a reabertura de segmentos que estão há 100 dias de portas fechadas, tais como galerias, shoppings, lojas de vestuário, bares e restaurantes.
 
O Prefeito pode orientar a Secretaria de Saúde a promover rapidamente a abertura de novos leitos, como foi afirmado no dia 29 de maio que isso seria possível. Naquela oportunidade, a prefeitura disse que já estaria pactuado com hospitais para passar de 867 leitos para 2481 leitos destinados exclusivamente para o tratamento dos casos de Covid.
 
Informamos ainda que, mesmo com profundas discordâncias em relação à atuação da prefeitura no enfrentamento desta crise, a CDL/BH vai continuar o trabalho que vem desenvolvendo desde o início de março, procurando salvar vidas, socorrer as empresas e preservar os empregos.    

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …