Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Nova forma de intimações

Apoio ao Comércio


O Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública da Comarca de Vespasiano utilizará, a partir de janeiro de 2017, uma nova ferramenta como alternativa para realizar intimações, o WhatsApp. Este é um projeto-piloto do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em que a opção pelo aplicativo pode ser feita apenas por pessoas físicas. Para aderir, a parte precisa se cadastrar no cartório do juizado.


 


A novidade está de acordo com a legislação processual. A Lei dos Juizados Especiais permite que a intimação seja feita por qualquer meio de comunicação idôneo, e o novo Código de Processo Civil recomenda o uso de meio eletrônico sempre que possível. A Corregedoria-Geral de Justiça está apoiando esse projeto-piloto e pretende expandi-lo para outras comarcas.


 


A intimação via Whatsapp irá funcionar da seguinte forma: a secretaria envia, sempre durante o expediente forense, imagem do despacho ou  decisão para o número de celular informado no ato de adesão. Ao aderir à intimação por meio do WhatsApp, a pessoa deve manter a função de confirmação de leitura ativa. A intimação será considerada realizada quando o aplicativo indicar que a mensagem foi recebida e lida (dois indicadores em forma de “v” azuis).


 


Se em três dias a mensagem não tiver confirmação de leitura, a intimação via aplicativo não será considerada válida e a parte será intimada pela forma habitual. Quem deixar de ler as intimações por duas vezes será excluído da modalidade de intimação via aplicativo e não poderá se cadastrar novamente por seis meses. Se a parte mudar de número de telefone, basta assinar novo termo de adesão. 


 


 


Érica da Paz Ribeiro


Advogada – CDL/BH

Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …