Notícias -

NRF 2019, a maior feira sobre varejo do mundo!

Apoio ao Comércio

O empresário Gabriel Junqueira, membro da CDL Jovem, diretor da Avanço Informática e idealizador do portal Infovarejo, apresentou a palestra "NRF 2019 – 7 principais assuntos abordados na feira, que tem tudo a ver com vivemos no varejo brasileiro”, na reunião plenária da CDL Jovem na quarta-feira, 20 de fevereiro, realizada na CDL/BH.

Durante a palestra, Junqueira apresentou explicou o que o O NRF (National Retail Federation) Big Show é reconhecido como um dos maiores eventos de varejo em todo o mundo. Realizada  anualmente em Nova Iorque, nos EUA, reúne expositores e profissionais dispostos a ditar as tendências do setor. Contudo, ele é mais do que uma “simples” feira: os ensinamentos e insights obtidos ao longo de sua duração movem diversos negócios e, principalmente, estimulam o surgimento de startups e soluções que revolucionarão o setor nos próximos anos.

A palestrante pontual os 7 principais assuntos abordados na feira.

1. Frictionless Retail: varejo sem atrito e a importância do checkout
A experiência de compra online mudou os padrões e expectativas do consumidor, o consumidor online é também quem consome no varejo físico. Por isso, é fundamental que a experiência da loja física seja similar a experiência online. Ou seja: simples, conveniente e, principalmente, sem atrito.

2. Omnichannel e pickup in-store
Se refere à integração entre os canais de venda e de relacionamento da empresa. Ou seja, loja física, e-commerce, social commerce, televendas e outros formatos devem estar todos integrados.

3. Programas de fidelidade e gestão de clientes
O mercado está cada vez mais competitivo, o que significa que conquistar os clientes está custando cada vez mais. Por isso, as empresas que contam com métodos e técnicas para conquistar novos consumidores, reter e fidelizar os atuais, além de recuperar os perdidos, têm uma grande vantagem competitiva.

4. Eficiência operacional e robôs
Suas aplicações são as mais diversas: desde robôs que realizam a separação de produtos e circulam na loja verificando a disposição dos itens na gôndola, até robôs que atendem clientes e prestam informações diversas.

5. Análise de dados e AI
Além de palestras sobre o tema de inteligência artificial aplicada a análises de dados, grande parte das empresas de software que estavam com estande da feira tinham alguma solução baseada em inteligência artificial. Há várias aplicações de inteligência artificial no varejo. Os exemplos vão de reconhecimento facial de clientes dentro da loja, até a recomendação de produtos de forma personalizada no e-commerce.

6. Os gigantes da China e o novo varejo
Os protagonistas este ano foram os chineses, com atenção especial ao grupo Alibaba e JD. As iniciativas dessas empresas no varejo físico e online na China estão deixando o resto do mundo boquiaberto. Vultosos investimentos aliado a um mercado interno gigantesco – apenas a China tem mais de 1,3 bilhão de habitantes – faz com que essas empresas estejam muito bem posicionadas no mercado.

7. Propósito e cultura
Tecnologia por si só não resolve. São necessários colaboradores engajados com a missão da empresa para fazer acontecer, para usar a tecnologia e executar processos visando o resultado final. Além dos colaboradores, o varejista também lida com pessoas o tempo inteiro: seus clientes. Da sua loja para fora, é fundamental que sua empresa tenha um propósito claro e relevante. E que, dessa forma, os consumidores se identifiquem com sua marca, que você os fidelize.

Para os participantes da plenária da CDL Jovem, que vivenciam o desafio de conduzir seus negócios e manter a perenidade das empresas, foi proveitoso conhecer os ensinamentos e insights obtidos com a palestra do Gabriel Junqueira.