Notícias - 2 de abril de 2013 O caráter vinculante da oferta Apoio ao Comércio O código de defesa do consumidor, em seu artigo 30, estabelece que “toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.”. Sendo assim, as relações estabelecidas entre fornecedor e consumidor serão norteadas pela informação ou publicidade transmitida acerca do produto ou serviço. Por publicidade entende-se o anúncio veiculado por qualquer meio de comunicação, tais como televisão, rádio, jornais, revistas, folhetos, embalagens e rótulos. Informação, por sua vez, inclui todo tipo de manifestação do fornecedor que sirva para induzir o consentimento do consumidor. De acordo com o que estabelece o artigo 35 do código de defesa do consumidor, se o fornecedor de produto ou serviço recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha, exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos que lhe foram apresentados; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos. Importante registrar, para que haja a incidência da vinculação, é necessário que a oferta seja suficientemente precisa, ou seja, que possua a clareza capaz de permitir o entendimento do consumidor. Nesse sentido, o simples exagero, como “o melhor do mundo”, “o mais gostoso”, e o erro grosseiro não possuem o condão de vincular a oferta. Publicações similares Notícias gerais 20 de março de 2025 Ponto Cultural CDL convoca artistas para renovação de painel O edital contempla artes como grafite, pintura manual ou técnica similar e oferece cachê de até … Notícias gerais 20 de março de 2025 Para o comércio, a manutenção de taxas altas de juros por longos períodos pode prejudicar a recuperação econômica CDL/BH aponta que os reajustes consecutivos podem inibir o consumo e gerar inadimplência de empresas e … Atuação Social 18 de março de 2025 Mães, gestantes e bebês do Hospital Sofia Feldman serão beneficiadas com arrecadações do Projeto Afeto São aceitos itens de higiene pessoal e de enxoval para mães e recém-nascidos. Doações já começaram … Notícias gerais 13 de março de 2025 Mineiros iniciaram 2025 com mais contas em atraso Levantamento da CDL/BH revela que o valor médio devido ultrapassa R$ 4 mil. Consumidores entre 30 …