Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O cuidado nas compras pela internet

Apoio ao Comércio

Ao efetuar transações pela internet, o consumidor deve tomar alguns cuidados básicos, como forma de evitar prejuízos decorrentes do uso indevido de seus dados por terceiros de má-fé.


 


Isso porque informações como número de CPF e identidade, filiação, data de nascimento e endereço, quando vulneráveis, podem auxiliar golpistas na realização de débitos em conta, compras, financiamentos, crediários e, até mesmo, abertura de empresas em nome alheio.


 


Sendo assim, é importante que, ao realizar compras online, você, consumidor, se certifique quanto à identificação do fornecedor, ou seja, o seu nome empresarial; número de inscrição (CPF ou CNPJ); endereço físico, telefone e demais informações necessárias para sua localização e contato. Procure, também, a política de privacidade do site para saber quais são as medidas adotadas para garantir a segurança dos usuários.


 


Em qualquer caso, não forneça informações pessoais desnecessárias para realização da compra, prefira lojas virtuais recomendados por familiares ou amigos, desconfie de ofertas muito vantajosas e da exclusividade de pagamento por meio de boleto bancário e/ou depósito em conta.


 


Além disso, mantenha sempre atualizado o programa de antivírus do seu computador e nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes poderão estar desprotegidos.


 


Outra dica é verificar a existência de reclamações sobre o site no PROCON. Aliás, o Procon-SP disponibiliza uma lista de sites inseguros (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php), composta exatamente pelos endereços eletrônicos com registro de queixas no órgão. Trata-se de fornecedores que não foram localizados após as denúncias dos consumidores e, portanto, demandam bastante cautela.


 


Amaralina Queiroz


Jurídico – CDL/BH


 


Publicações similares

Notícias gerais
19 de abril de 2024
CONFIRA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DE TIRADENTES 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CONVENÇÃO COLETIVA DO COMÉRCIO 2024/2025

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que foi divulgada a Convenção …

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CDL/BH CONSEGUE DECISÃO JUDICIAL QUE EXCLUIU O ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

Por muitos anos foi exigido pelas autoridades fiscais que os contribuintes considerassem o ICMS na base …

Notícias gerais
12 de abril de 2024
RESTAURAR, PRESERVAR E INVENTAR SÃO DESTAQUES NAS COLEÇÕES QUE SE APRESENTAM NO MINAS TREND

Para a CDL/BH, patrocinadora do evento, empresas precisam ficar atentas a um público cada vez mais exigente …