Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O direito a produtos e serviços de qualidade

Apoio ao Comércio

O direito a produtos e serviços de qualidade.


 


A legislação consumerista assegura ao consumidor o direito a vida, saúde e segurança. Trata-se de direito básico que impõe ao fornecedor o dever de cuidado acerca da qualidade do produto ou serviço que oferece. 


 


Sendo assim, o fornecedor é responsável por evitar riscos na utilização e fruição de seus produtos ou serviços, bem como por garantir a adequação destes aos fins a que se destinam, atendendo, portanto, a expectativa do consumidor.


 


Atualmente, a jurisprudência dos Tribunais do país é pacífica no sentido de que a comprovada inobservância do dever de qualidade gera o direito de indenização ao consumidor lesado.


 


A título de exemplo, vale registrar que, recentemente, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais decidiu que uma consumidora deve ser indenizada por determinada empresa de transportes, em razão de ter realizado viagem intermunicipal em uma poltrona que, por estar localizada abaixo do aparelho de ar condicionado, recebia continuamente pingos de água, o que teria lhe gerado enorme desconforto, dores pelo corpo e infecção na garganta.


 


Em caso diverso, o TJMG decidiu que uma consumidora deve receber indenização por ter encontrado uma minhoca na alface do sanduíche que comia em um restaurante no interior do Estado.


 


Não há dúvidas, portanto, de que os produtos e serviços colocados no mercado não podem expor a vida, segurança e saúde do consumidor a quaisquer riscos ou prejuízos, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua própria natureza, obrigando-se os fornecedores, de qualquer forma, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito.


 


Amaralina Queiroz.


 

Publicações similares

Notícias gerais
27 de março de 2024
PLANO DE REGULARIZAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PROGRAMA DE PARCELAMENTO DE ICMS ENTRA EM VIGOR

Nesta quarta-feira, 27, foi publicada o Decreto nº 48.790/2024, que regulamenta a  Lei 26.612/2023 que instruiu …

Notícias gerais
27 de março de 2024
SAIBA AS REGRAS PARA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DA SEXTA-FEIRA SANTA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Notícias gerais
22 de março de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES NAS CASAS LEGISLATIVAS

Modernização do Código de Posturas; Subcomissão para acompanhar regulamentação da reforma tributária; folga quinzenal aos domingos …