Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O direito a produtos e serviços de qualidade

Apoio ao Comércio

O direito a produtos e serviços de qualidade.


 


A legislação consumerista assegura ao consumidor o direito a vida, saúde e segurança. Trata-se de direito básico que impõe ao fornecedor o dever de cuidado acerca da qualidade do produto ou serviço que oferece. 


 


Sendo assim, o fornecedor é responsável por evitar riscos na utilização e fruição de seus produtos ou serviços, bem como por garantir a adequação destes aos fins a que se destinam, atendendo, portanto, a expectativa do consumidor.


 


Atualmente, a jurisprudência dos Tribunais do país é pacífica no sentido de que a comprovada inobservância do dever de qualidade gera o direito de indenização ao consumidor lesado.


 


A título de exemplo, vale registrar que, recentemente, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais decidiu que uma consumidora deve ser indenizada por determinada empresa de transportes, em razão de ter realizado viagem intermunicipal em uma poltrona que, por estar localizada abaixo do aparelho de ar condicionado, recebia continuamente pingos de água, o que teria lhe gerado enorme desconforto, dores pelo corpo e infecção na garganta.


 


Em caso diverso, o TJMG decidiu que uma consumidora deve receber indenização por ter encontrado uma minhoca na alface do sanduíche que comia em um restaurante no interior do Estado.


 


Não há dúvidas, portanto, de que os produtos e serviços colocados no mercado não podem expor a vida, segurança e saúde do consumidor a quaisquer riscos ou prejuízos, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua própria natureza, obrigando-se os fornecedores, de qualquer forma, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito.


 


Amaralina Queiroz.


 

Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …