Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O direito de desistência do produto ou serviço contratado

Apoio ao Comércio

O código de defesa do consumidor, em seu artigo 49, garante o direito ao arrependimento e à consequente desistência do produto ou serviço, ainda que inexistente qualquer vício ou defeito, exclusivamente quando a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial.


 


Conforme a legislação, o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a contar da sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produto ou serviço ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou domicílio.


 


Muito embora a norma se refira especialmente aos contratos estabelecidos por telefone ou domicílio, trata-se de proteção assegurada também a contratos firmados no local de trabalho, em via pública, pela internet, etc. 


 


A intenção da norma é possibilitar uma melhor reflexão sobre o contrato, na medida em que o consumidor não teve a possibilidade de examinar de perto o produto ou serviço, bem como, em determinados casos, não dispôs de tempo suficiente para analisar a necessidade da compra.


 


Havendo o arrependimento e, claro, depois de avisado o fornecedor do produto ou serviço (o que pode ser feito por telefone, e-mail, carta, telegrama ou por qualquer outro meio idôneo), os valores eventualmente pagos pelo consumidor deverão lhe ser devolvidos de imediato, devidamente atualizados monetariamente.


 


Vale reforçar que, no caso de contratação direta no estabelecimento comercial, não há o direito de arrependimento. Segundo determinação da lei, apenas no caso de defeito do produto, o fornecedor dispõe de 30 (trinta) dias para o conserto e, apenas quando ultrapassado tal prazo, nasce para o consumidor o direito à troca, dentre outras opções, como a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.


 


 


Amaralina Queiroz


Departamento Jurídico


 


Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …