Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O que é Marketing de Influência e como dar os primeiros passos

Apoio ao Comércio

Marketing de influência consiste em estratégias que utilizam pessoas influentes com um determinado público, que pode vir a se interessar pela sua marca. Essa estratégia pode ser utilizada tanto para gerar novos contatos para sua empresa quanto para ações voltadas para venda.


 


Para Mike Schimidt, fundador da Dovetale (plataforma de análise de mídias sociais), o mercado total do marketing de influência pode ultrapassar os 10 bilhões de dólares entre 2019 e 2020. Para se ter uma ideia, esse mercado movimentou US$ 1,07 bilhão apenas no Instagram no ano de 2017. Em outras mídias sociais, o marketing de influência também impacta na decisão de compra. 40% dos usuários do Twitter que fizeram uma compra tiveram como ponto de partida para o interesse um tweet de influenciador. No YouTube, 70% dos usuários adolescentes consideram ter um relacionamento melhor com os influenciadores digitais do que com as “celebridades tradicionais”.


 


Sobre o influenciador ideal


O influenciador com maior número de seguidores nas redes sociais é a chave do sucesso para gerar mais leads ou vendas? Nem sempre. Uma estratégia de marketing de influência bem executada passa pela compreensão da marca, público que deseja impactar e influenciadores.


 


Marca


Você conhece a sua marca, o que ela oferece e como se comunica? Esses são os primeiros passos para qualquer um que busca consolidar-se no mercado e nada na sua estratégia deve vir antes do que essa reflexão.


 


Fãs


Quem são as pessoas que você deseja impactar? Se você pudesse definir perfis de clientes dos seus serviços, saberia explicar como são essas pessoas, quais os objetivos e dificuldades mais comuns entre elas?


 


Influenciadores


Combine as informações obtidas ao analisar o posicionamento da sua empresa (mercado em que atua) e os perfis dos clientes. Use esses detalhes para buscar por influenciadores que se comuniquem com pessoas que podem se tornar suas clientes O processo para iniciar uma estratégia de marketing de influência vai muito além do que contratar uma pessoa com grande número de seguidores. Você precisa entender todas as nuances da sua marca e escolher o influenciador que possui o discurso e ações mais próximas dos valores da sua empresa. Escolher erroneamente pode acarretar em um ruído entre a percepção que seus clientes têm da sua marca e a mensagem que você realmente gostaria de passar, esse desencontro pode criar uma possível crise para sua marca


 


Fonte: Eduardo Brum e Eduardo Tavares – Dinamize

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …