Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Papel do Brasil no desenvolvimento sustentável mundial

Atuação Social


  Parte integrante da programação da conferência Rio +20, o Humanidades 2012 é uma iniciativa concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável. Em um espaço inovador e de portas abertas no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Humanidades convida toda a sociedade a refletir e aprofundar a compreensão acerca de um modelo possível de desenvolvimento que considere os impactos passados, presentes e futuros, para garantir melhores condições de vida com crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente.


    O espaço de convivência, que foi visitado nesta terça-feira, dia 19, pelo prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, foi idealizado a partir do conceito de que ser sustentável é ser simples. Todos os materiais utilizados, dos andaimes aos tapumes, passando por móveis e até o lixo gerado, serão reaproveitados ao final do evento. Confira nesta página os detalhes do espaço, que é aberto a todos até às 21h, diariamente, até sexta-feira, dia 22.


Capela Espaço da Humanidade


   É o centro do projeto, onde está exposta a grande potencialidade humana de transmissão do conhecimento a partir da criação da linguagem. Uma biblioteca inusitada, formada por 10 mil títulos selecionados por 120 personalidades brasileiras como o ex-presidente Lula, a cantora Maria Bethânia, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras, o músico Egberto Gismonti e o jornalista Zeca Camargo. Cada indivíduo indicou o percurso intelectual e afetivo que os fizeram ser quem são.


Sala Mundo em que vivemos


    Tem como finalidade apresentar a realidade do planeta tal como se encontra nos dias de hoje. Através de máquinas, desenhos, luz e som é apresentada a ideia do antropoceno, termo criado pelo vencedor do prêmio Nobel de Química, Paul Crutzen, que considera a influência humana no funcionamento do planeta.

 

Sala Mundo Dividido


O espaço recebe o texto de Celso Furtado que propõe a mudança da lógica dos meios a serviço da acumulação em um curto horizonte de tempo para a lógica dos fins em função do bem estar social, do exercício da liberdade e da cooperação entre os povos.


Sala Homem e suas Conexões


    O objetivo do espaço é estabelecer uma ligação entre as necessidades e desejos humanos e os meios de produção industrial, educacional, tecnológica e artística.


Sala Produções Humanas


    A necessidade de abastecimento de energia, comunicação, água, esgoto, alimentos, transporte e resíduos estabelece ligações que não fazem parte da observação cotidiana dos cidadãos a partir do surgimento de megacidades e do aumento populacional mundial.


Salão Diversidade Humana Brasileira


    A montagem é inspirada em texto de Darcy Ribeiro que exalta tudo que o Brasil “pode ser, vai ser, há de se e de tudo que ele ainda não é” e apresenta toda a diversidade na cultura e criação do povo brasileiro.


 

Mais informações par a imprensa pelo telefone 3277-4151.




Fonte: Portal PBH

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …