Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Plenária CDL Jovem contou com a palestra Estratégia para Resultados Exponenciais

Apoio ao Comércio


Foi realizada no dia 22/05, a Plenária CDL Jovem, no formato de Jantar Palestra, conduzida por seu presidente, Rafael Rocha, no Espaço Meet. Participou também do evento o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.


 


O encontro contou com a palestra do consultor de gestão e processos, Lauro Silva. Em sua palestra, cujo tema foi “Estratégia para resultados exponenciais”, Lauro pontuou algumas ações estratégicas de gerenciamento de negócios, como definição de metas por competência, planejamento financeiro e a criação de indicadores.


 


Uma das práticas que ele se refere é a forma de gerenciar os dados de uma empresa. Ele explica que as informações que conseguimos retirar dos dados podem auxiliar na maneira de tomarmos melhores decisões. “Esses dados, se bem manipulados e estudados, eles vão apontar para a direção certa.” Para gerenciar esses dados, Lauro aponta alguns caminhos, como a criação de indicadores utilizando da ciência de dados e inteligência artificial. 


 


Lauro destaca ainda que as empresas devem optar por um painel de indicadores simplificado, “A principal vantagem de ter esse conjunto mínimo de indicadores é, realmente, ter uma gestão mais eficiente, gastar menos tempo com burocracia e mais tempo com geração de resultado”.


 


Umas das principais informações que uma empresa deve analisar são relatórios de contabilidade gerencial. “A informação contábil de uma empresa é um dado oficial e é o que dita os resultados”, afirmou Lauro. Uma informação importante no ponto de vista contábil para a gestão é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), pois é ele que demonstra os dados de entrada e saída de valores da empresa.


 


Um indicador destacado foi o “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” (EBTIDA), em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, que demonstra a capacidade de uma empresa de gerar caixa. “O que mede a produtividade financeira de uma empresa é o EBTIDA, pois ele é uma das principais medidas para indicar o valor da sua empresa e as possibilidades de crescimento”. 


 


Para finalizar, Lauro cita a importância de conseguir o comprometimento da equipe para a expansão dos resultados positivos, “conseguir o comprometimento dos gestores e da equipe é um dos fatores mais importantes e é o que mais gera resultados no longo prazo”.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …