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PÓS NRF

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Quem não teve a oportunidade de participar da maior feira do varejo mundial, a NRF Retail’s Big Show, realizada em Nova York entre os dias 12 e 15 de janeiro deste ano, pode conferir um pouco do que foi apresentado na feira no evento Pós NRF, realizado pelo portal Varejo 1 com parceria da CDL/BH. O evento contou com a apresentação do Consultor Especialista em Varejo, Fred Rocha, que expôs o que foi destaque na NRF.
 
Segundo Rocha, a NRF deste ano contou com a presença de 30 mil participantes no total, entre eles 10 mil congressistas. A delegação brasileira foi a maior de todos os anos com mais de 1700 empresários e a previsão é que em 2015 chega a dois mil participantes. Ao todo, 30 exibidores de diversas partes do mundo, espalhados em mais de 200 mil metros quadrados de espaço, expuseram o que há de tecnologia de ponta e tendências para o varejo nos próximos anos.
 
“Tudo o que o varejista acha que um dia precisou ou vai precisar tem lá na NRF. Você encontra muita tecnologia dos fornecedores para os varejistas” expôs Rocha. Um dos focos, percebido pelo palestrante na edição deste ano é a mudança na forma de pagamento das lojas. “O maior número de expositores era sobre formas de pagamento por Pay Pal. A tendência é o check out, ninguém mais vai ter caixa operando dentro da loja”, enfatizou.
 
O palestrante chamou à atenção dos inúmeros empresários presentes no evento para a parceria da NRF com as Universidades americanas. Segundo ele, o objetivo é formar executivos capazes de integrar o varejo na velocidade que ele precisa. “Isso é a base do varejo bem feito, não é como no Brasil, que a pessoa tem que ir para o comércio porque se tornou vendedor”, afirmou.
Talvez a maior tendência percebida por Rocha na NRF deste ano foi a migração cada vez maior para o on-line. Dados apresentados por ele mostram que 57% das pessoas já fazem a comparação de preços pela internet. Apesar disso, 75% delas ainda precisam tocar e sentir o produto. O palestrante afirma que “é muito comum hoje em dia, a pessoa ir numa loja avaliar, experimentar o produto e fazer a compra on-line, por ser mais barata”.
 
Ele explica que o varejista precisar “abraçar as plataformas que seus consumidores estão utilizando”. Enquanto as empresas continuam fazendo site, Rocha alerta para o crescimento assustador dos Mobiles. Para ele, isso é uma perda de tempo, pois os sites comuns não são adequados para esse acesso. Atualmente, por exemplo, 47% das pessoas já leem e-mails pelo celular e 57% acessam lojas virtuais enquanto fazem a compra na loja física.
 
Ele acredita também que as lojas físicas precisam ser readequadas. A percepção dele é que a loja do futuro tem que ser socializável e aberta em todos os pontos a receber críticas. O cliente tem que se sentir envolvido e ser cativado por ela. “A personalização é uma grande tendência também, em que atender o cliente de forma personalizada será fundamental”, pontuou Rocha.
 
O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, disse que o evento foi de extrema importância para os lojistas de Belo Horizonte, que normalmente não podem ir à NRF em Nova York. “A CDL/BH junto com o Varejo 1 puderam apresentar para os diversos empresários presentes no Pós NRF, as tendências para os próximos anos. Uma percepção geral, por exemplo, foi que o comércio vem alavancando cada vez mais a parte de relacionamento com o cliente, que se torna fundamental”, finalizou.
 
Materiais da palestra para visualização e download:
 
Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH
 

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