Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Preço não é tudo mais

Apoio ao Comércio

“A revolução do varejo” foi tema de palestra ministrada na reunião quinzenal do CDL Jovem desta quarta-feira, 14 de outubro, na sede da CDL/BH. O especialista em varejo e fundador do portal Varejo 1, Fred Rocha, relatou um resumo de tudo o que ele viu no Pós-shop.org, maior evento sobre varejo digital do mundo, realizado no início deste mês nos Estados Unidos. 


 


Durante o evento, Rocha visitou várias empresas norte-americanas para conferir o que elas tem feito em relação ao varejo digital, o que ele chama de “a revolução do varejo”.  Segundo o especialista, o Pós-shop.org demonstrou a consolidação do multicanal, ou seja, hoje as empresas têm que estar presentes na vida dos consumidores com suas lojas físicas, virtuais e smartphones. “Para o consumidor, online e off-line tanto faz, o que ele quer é conveniência e que atendam suas necessidades, não importa o canal”, disse.


 


Para ele, o mobile foi o responsável pela consolidação do varejo multicanal, pois é o elo entre o físico e o online. E os smartphones estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Pesquisa revela que 66% dos americanos levantam com o celular na mão, 75% usam o telefone no banheiro e 50% do tráfego de internet do Wallmart vem do mobile. 


 


Outro tema abordado pelo especialista foi o marketplace, modelo de varejo que reúne inúmeras empresas no mesmo canal, podendo ser loja física ou virtual, a exemplo da Amazon, Alibaba e Mercado Livre. Para Rocha, esse pode ser um bom caminho para quem quer entrar no e-commerce. Segundo ele, 33% dos americanos compram no marketplace, e esse número sobe para 90% na China. No Brasil, 25% dos consumidores já aderiam às compras nesses canais, e 80% desse público pertence ao Mercado Livre. 


 


E por fim, Rocha apresentou outra tendência forte presente no varejo americano, a personalização. Segundo ele, precisamos conhecer nossos clientes e nos colocar em seu lugar para atendê-lo melhor. “No Brasil ainda achamos que preço é tudo e estamos no caminho errado”, disse. Para ele, a concorrência é tão alta que para aumentar a participação de mercado é necessário criar altos níveis de personalização de produtos e serviços. 


 


 


Dálcia de Oliveira


Comunicação e Marketing da CDL/BH


 


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
7 de outubro de 2026
Varejo une experiência do físico e comodidade do digital para ampliar vendas no Dia das Crianças

Pesquisa da CDL/BH mostra que 41,9% dos empresários esperam vender mais neste ano. Loja física segue …

Apoio ao Comércio
5 de outubro de 2026
Lojas de BH podem funcionar no feriado de 12 de outubro; veja as regras 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capitalmineira está …

Apoio ao Comércio
30 de setembro de 2026
Tíquete médio por presente no Dia das Crianças sobe 27,26% e chega a R$ 263 na capital mineira, aponta pesquisa da CDL/BH

Consumidores pretendem comprar, em média, três presentes; brinquedos e roupas lideram a lista e 64,8% deixarão …

Apoio ao Comércio
29 de setembro de 2026
Alterados os prazos do Simples Nacional e Regime Híbrido (IBS/CBS) para 2027

A CDL/BH informa que a Resolução CGSN Nº 194/2026 alterou os prazos e condições para a …