Notícias - 15 de outubro de 2014 Preço não é tudo mais Apoio ao Comércio “A revolução do varejo” foi tema de palestra ministrada na reunião quinzenal do CDL Jovem desta quarta-feira, 14 de outubro, na sede da CDL/BH. O especialista em varejo e fundador do portal Varejo 1, Fred Rocha, relatou um resumo de tudo o que ele viu no Pós-shop.org, maior evento sobre varejo digital do mundo, realizado no início deste mês nos Estados Unidos. Durante o evento, Rocha visitou várias empresas norte-americanas para conferir o que elas tem feito em relação ao varejo digital, o que ele chama de “a revolução do varejo”. Segundo o especialista, o Pós-shop.org demonstrou a consolidação do multicanal, ou seja, hoje as empresas têm que estar presentes na vida dos consumidores com suas lojas físicas, virtuais e smartphones. “Para o consumidor, online e off-line tanto faz, o que ele quer é conveniência e que atendam suas necessidades, não importa o canal”, disse. Para ele, o mobile foi o responsável pela consolidação do varejo multicanal, pois é o elo entre o físico e o online. E os smartphones estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Pesquisa revela que 66% dos americanos levantam com o celular na mão, 75% usam o telefone no banheiro e 50% do tráfego de internet do Wallmart vem do mobile. Outro tema abordado pelo especialista foi o marketplace, modelo de varejo que reúne inúmeras empresas no mesmo canal, podendo ser loja física ou virtual, a exemplo da Amazon, Alibaba e Mercado Livre. Para Rocha, esse pode ser um bom caminho para quem quer entrar no e-commerce. Segundo ele, 33% dos americanos compram no marketplace, e esse número sobe para 90% na China. No Brasil, 25% dos consumidores já aderiam às compras nesses canais, e 80% desse público pertence ao Mercado Livre. E por fim, Rocha apresentou outra tendência forte presente no varejo americano, a personalização. Segundo ele, precisamos conhecer nossos clientes e nos colocar em seu lugar para atendê-lo melhor. “No Brasil ainda achamos que preço é tudo e estamos no caminho errado”, disse. Para ele, a concorrência é tão alta que para aumentar a participação de mercado é necessário criar altos níveis de personalização de produtos e serviços. Dálcia de Oliveira Comunicação e Marketing da CDL/BH Publicações similares Apoio ao Comércio 30 de abril de 2025 Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o … Apoio ao Comércio 22 de abril de 2025 CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como … Apoio ao Comércio 16 de abril de 2025 CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz … Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …