Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Uma loja concorrente está roubando meus clientes, o que eu faço?

Apoio ao Comércio


a) Estabeleço uma aliança com o concorrente


b) Desenvolvo um programa de fidelização de clientes, combinado com prêmios e incentivos para clientes que tragam novos clientes


c) Reformulo o atendimento aos clientes, incluindo reavaliação da equipe e recontrato metas internas


 (Resposta correta: C)


Explicação da resposta


Antes de tomar qualquer decisão é importante descobrir qual a razão da migração pelos clientes. Clientes satisfeitos não trocam de fornecedor apenas pela novidade. Aliás, uma boa parte deles vai se dispor a conhecer o que o seu concorrente oferece, diferente daquilo que a sua loja oferece. Neste caso, eles terão a oportunidade de avaliar se sua “proposta de valor” está mais (ou menos) adequada do que aquela oferecida pelo concorrente.


O preço baixo ou o perfil dos produtos pode atrair uma parte dos clientes, que são aqueles que estão orientados para preços menores ou produtos específicos, mas neste caso é importante avaliar que o cliente que busca preços baixos não são a maioria. E mais, estes clientes mudarão de fornecedor sempre que houver quem venda mais barato.


Adicionalmente o cliente que busca um tipo específico de produto pode continuar comprando outros itens em sua loja, mesmo que não tenha aquele produto mais específico.


O atendimento, no entanto deve ser avaliado com atenção. Historicamente as pesquisas sobre migração de clientes têm mostrado que cerca de 70% dos clientes migram em razão daquilo que consideram mau atendimento ou inadequado, por isto considere avaliar o seu sistema de atendimento e verificar a necessidade de correções ou atualizações. A equipe certamente tem uma visão a este respeito e – de forma adequada – pode compartilhar com o empreendedor, contribuindo para evitar que mais clientes insatisfeitos sigam para o concorrente.


Fonte: Nilson Hashizumi, MKTpontoCOM Assessoria

Publicações similares

Apoio ao Comércio
30 de abril de 2025
Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio 

Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o …

Apoio ao Comércio
22 de abril de 2025
CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice

Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como …

Apoio ao Comércio
16 de abril de 2025
CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio

Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz …

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2025
Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos

Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …