Notícias - 17 de dezembro de 2015 Uma loja concorrente está roubando meus clientes, o que eu faço? Apoio ao Comércio a) Estabeleço uma aliança com o concorrente b) Desenvolvo um programa de fidelização de clientes, combinado com prêmios e incentivos para clientes que tragam novos clientes c) Reformulo o atendimento aos clientes, incluindo reavaliação da equipe e recontrato metas internas (Resposta correta: C) Explicação da resposta Antes de tomar qualquer decisão é importante descobrir qual a razão da migração pelos clientes. Clientes satisfeitos não trocam de fornecedor apenas pela novidade. Aliás, uma boa parte deles vai se dispor a conhecer o que o seu concorrente oferece, diferente daquilo que a sua loja oferece. Neste caso, eles terão a oportunidade de avaliar se sua “proposta de valor” está mais (ou menos) adequada do que aquela oferecida pelo concorrente. O preço baixo ou o perfil dos produtos pode atrair uma parte dos clientes, que são aqueles que estão orientados para preços menores ou produtos específicos, mas neste caso é importante avaliar que o cliente que busca preços baixos não são a maioria. E mais, estes clientes mudarão de fornecedor sempre que houver quem venda mais barato. Adicionalmente o cliente que busca um tipo específico de produto pode continuar comprando outros itens em sua loja, mesmo que não tenha aquele produto mais específico. O atendimento, no entanto deve ser avaliado com atenção. Historicamente as pesquisas sobre migração de clientes têm mostrado que cerca de 70% dos clientes migram em razão daquilo que consideram mau atendimento ou inadequado, por isto considere avaliar o seu sistema de atendimento e verificar a necessidade de correções ou atualizações. A equipe certamente tem uma visão a este respeito e – de forma adequada – pode compartilhar com o empreendedor, contribuindo para evitar que mais clientes insatisfeitos sigam para o concorrente. Fonte: Nilson Hashizumi, MKTpontoCOM Assessoria Publicações similares Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho … Apoio ao Comércio 24 de fevereiro de 2025 Carnaval de Belo Horizonte 2025: Tudo o que você precisa saber para curtir com segurança e responsabilidade O Carnaval de Belo Horizonte 2025 está chegando e, para garantir uma experiência segura e organizada … Apoio ao Comércio 20 de fevereiro de 2025 Belo-horizontinos pretendem investir R$ 170 em fantasias para o Carnaval Pesquisa da CDL/BH com consumidores da cidade revela que foliões estão dispostos a gastar cerca de … Apoio ao Comércio 17 de fevereiro de 2025 FIQUE ATENTO AO FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO CARNAVAL EM 2025 O carnaval é um período conhecido por muitos como feriado. Contudo, nenhum dos dias de carnaval …