Notícias - 14 de setembro de 2015 Vamos até o consumidor Apoio ao Comércio Nestes últimos meses as notícias são as mesmas em se tratando de consumo. Estamos sendo bombardeados por números, índices e comparações que nos mostram o quanto estamos na “lama”! E estamos de fato! Porém essa “lama”, na maioria das empresas, já vem de muito tempo. O quadro clínico já mostra degeneração da saúde empresarial há muito tempo, agravada pela falta de audácia, eficiência e inovação em muitas empresas. A gradual falência dos órgãos vem acontecendo de forma muitas vezes imperceptível, é como uma metástase, que, corrói lenta e vagarosamente, quando menos percebemos já tomou conta dos processos vitais. Aplicamos os remédios conhecidos: cortes de custos, redesenho de processos, monitoramentos diversos, métricas e mais métricas! Em um mercado cada vez mais competitivo, acirrado, complexo e ofertado só a aplicação dessas prescrições clássicas não revertem o quadro do paciente. Em casos de “epidemia” de falta de confiança do consumidor, instabilidade política e restrição de dinheiro circulante o que vemos são estas empresas que já vinham cambaleantes agonizarem! Produto, comercialização e comunicação já apresentavam falhas severas antes mesmo da crise se instalar. Isto sem comentar a ausência de liderança, que muitas vezes estava desfocada da busca da informação, conhecimento e sabedoria para evolução do negócio com excelência. Como a maioria já ouviu falar que crise, em mandarim, tem dois sentidos: um deles é oportunidade. Com muita audácia, estratégia e execução aproveitaremos o momento e acharemos a rota de oportunidade. Esse exercício é diário, o estímulo da liderança é vital. Múltiplas ações estão por fazer, palestras, workshops, consultorias, comitês multidisciplinares de gestão, eficiência e desempenho e acima de tudo “tirar o bumbum da cadeira” e circular, transitar, analisar as melhores práticas que podem ser caminhos a ser adotados. Não é a crise que nos abate e sim a falta de preparo, audácia e inovação na gestão. Ou seja, saúde empresarial! Podemos afundar nesse momento ou evoluir a outro patamar: está em nossas mãos! Jean Paul Rebete Publicações similares Apoio ao Comércio 19 de outubro de 2023 CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te … Apoio ao Comércio 26 de setembro de 2023 EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa O setor de comércio …