Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PIB cresce 2,1% em Minas

Apoio ao Comércio


Segundo o Centro de Estatística e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro, o Produto Interno Bruto de Minas Gerais cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao quarto trimestre de 2011. Os setores de agropecuária e indústria sofreram variações negativas na ordem de -1,0% e -0,2%, respectivamente, enquanto o setor de serviços apresentou crescimento de 2,8%.


O resultado negativo no setor de agropecuária se deve, de acordo com a FJP, pelo grande volume de chuvas no mês de janeiro, prejudicando as plantações de produtos agrícolas relevantes para a economia do Estado, como soja, banana e feijão. Além disso, houve também queda na produção metalúrgica, que implicou na redução de demanda por carvão e lenha, afetando, consequentemente, o segmento de extrativismo vegetal.


A queda apresentada pela indústria, por sua vez, é resultado do fraco desempenho nos segmentos de extrativismo mineral (-4,4%), e indústria de transformação (-1,9%), mas compensado pelo crescimento verificado na construção civil (+3,9%) e produção e distribuição de eletricidade, gás, água e limpeza e urbana (+5,5%). 


Já em relação ao aumento de 2,8%  no setor de serviços, a FJP avalia que o segmento de transportes apresentou o maior crescimento, atingindo variação de  6,2%, seguido de Administração Pública (+3,5%), Comércio (+2,7%), e Aluguéis (+2,2%). Segundo a FJP, o comércio em Minas revelou taxas elevadas de crescimento até o terceiro trimestre de 2011, e a partir daí, começaram a se desacelerar, apesar de permanecerem positivas. O aumento de 2,7% no primeiro trimestre deste ano é, portanto, sinal de recuperação em relação ao cenário dos últimos meses do ano anterior.

 

Publicações similares

Notícias gerais
26 de abril de 2024
ESTAMOS DE OLHO: Confira os destaques das casas legislativas de 22 a 26 de abril

Modernização do Código de Posturas; Nota fiscal mineira; Desenrola para pequenos negócios; Regulamentação da reforma tributária; …

Notícias gerais
26 de abril de 2024
CDL/BH MONITORA NO CONGRESSO TRAMITAÇÃO DO PROGRAMA ACREDITA

A CDL já está acompanhando de perto a tramitação no Congresso Nacional do Programa Acredita (MP …

Notícias gerais
24 de abril de 2024
FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DO DIA DO TRABALHADOR

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Notícias gerais
24 de abril de 2024
VENDAS PARA O DIA DAS MÃES DEVEM CRESCER 2,8% NA CAPITAL MINEIRA

Montante a ser injetado na economia de Belo Horizonte, no mês de maio, chega a R$ …