Notícias - 6 de fevereiro de 2020 A transformação do varejo e a era dos novos modelos de negócios Apoio ao Comércio Um tema recorrente quando se fala em varejo é a constante transformação no comportamento do consumidor, o ritmo que isso ocorre e as consequências no universo do consumo. A definição que representa o cenário atual é conhecida como V.U.C.A. do acrônimo em inglês: Volatilidade, Ambiguidade, Incerteza e Complexidade. Esse ambiente exige uma reflexão profunda e de certa forma, rápida nas empresas. Caso contrário podemos dizer que em dez anos existirão somente três tipos de empresas: – as que nasceram com mindset moderno – as que transformaram seu mindset – as que deixaram de existir Esses movimentos geram naturalmente inquietude no mercado e a necessidade de se reinventar, inovar e renovar. Por consequência ocasiona a disrupção no mercado. E quando isso acontece, surgem os novos modelos de negócios. Essa disrupção acontece principalmente quando esses novos modelos ganham volume, escala e interrompem o curso normal de um processo tradicional. No livro a Quarta Revolução Industrial de Klaus Schawab, o autor enfatiza que estratégias que se concentrarem somente na redução de custos serão menos eficazes do que aquelas baseadas em produtos e serviços pensados de formas mais inovadoras. Esses pensamentos se complementam e deixam claro que será preciso rever diversos elementos contidos no ambiente de negócios. Destaca-se o comportamento das novas gerações de consumidores, o apelo por solução e conveniência, cada vez mais fortes nas relações de consumo e o interesse pela sustentabilidade, seja ela social, ambiental ou econômica. Esses são alguns dos desafios desse novo mundo que enfrentamos para atrair e reter consumidores e manter a marca jovem e atual. A realidade é que vivemos em uma nova era, onde modelos tradicionais e convencionais estão sendo superados por novos modelos de negócios. Temos acompanhado mudanças em formatos e conceitos de lojas, a criação de ecossistemas de negócios suportados por tecnologias e experiências marcantes. Foco e muita energia estão sendo colocados em solução e na forma de entregar aquilo que o consumidor precisa de uma maneira ainda mais conveniente e principalmente, multicanal e em qualquer ponto de contato com a marca. Ainda que em pequena escala muito se fala em sustentabilidade com iniciativas de cadeia circular de abastecimento e do recommerce atendendo às necessidades e comportamento das novas gerações. E o que move todas essas mudanças é o consumidor, ocupando seu espaço no centro das decisões. Fonte: Mercado&Consumo Publicações similares Apoio ao Comércio 30 de abril de 2025 Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o … Apoio ao Comércio 22 de abril de 2025 CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como … Apoio ao Comércio 16 de abril de 2025 CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz … Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …