Notícias - 6 de fevereiro de 2020 A transformação do varejo e a era dos novos modelos de negócios Apoio ao Comércio Um tema recorrente quando se fala em varejo é a constante transformação no comportamento do consumidor, o ritmo que isso ocorre e as consequências no universo do consumo. A definição que representa o cenário atual é conhecida como V.U.C.A. do acrônimo em inglês: Volatilidade, Ambiguidade, Incerteza e Complexidade. Esse ambiente exige uma reflexão profunda e de certa forma, rápida nas empresas. Caso contrário podemos dizer que em dez anos existirão somente três tipos de empresas: – as que nasceram com mindset moderno – as que transformaram seu mindset – as que deixaram de existir Esses movimentos geram naturalmente inquietude no mercado e a necessidade de se reinventar, inovar e renovar. Por consequência ocasiona a disrupção no mercado. E quando isso acontece, surgem os novos modelos de negócios. Essa disrupção acontece principalmente quando esses novos modelos ganham volume, escala e interrompem o curso normal de um processo tradicional. No livro a Quarta Revolução Industrial de Klaus Schawab, o autor enfatiza que estratégias que se concentrarem somente na redução de custos serão menos eficazes do que aquelas baseadas em produtos e serviços pensados de formas mais inovadoras. Esses pensamentos se complementam e deixam claro que será preciso rever diversos elementos contidos no ambiente de negócios. Destaca-se o comportamento das novas gerações de consumidores, o apelo por solução e conveniência, cada vez mais fortes nas relações de consumo e o interesse pela sustentabilidade, seja ela social, ambiental ou econômica. Esses são alguns dos desafios desse novo mundo que enfrentamos para atrair e reter consumidores e manter a marca jovem e atual. A realidade é que vivemos em uma nova era, onde modelos tradicionais e convencionais estão sendo superados por novos modelos de negócios. Temos acompanhado mudanças em formatos e conceitos de lojas, a criação de ecossistemas de negócios suportados por tecnologias e experiências marcantes. Foco e muita energia estão sendo colocados em solução e na forma de entregar aquilo que o consumidor precisa de uma maneira ainda mais conveniente e principalmente, multicanal e em qualquer ponto de contato com a marca. Ainda que em pequena escala muito se fala em sustentabilidade com iniciativas de cadeia circular de abastecimento e do recommerce atendendo às necessidades e comportamento das novas gerações. E o que move todas essas mudanças é o consumidor, ocupando seu espaço no centro das decisões. Fonte: Mercado&Consumo Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2025 Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade … Apoio ao Comércio 1 de outubro de 2025 Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Um novo sabor no Café Nice Tradicional ponto turístico e gastronômico da capital mineira inicia novo capítulo Após 86 anos de história, …