Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Novo sistema de rotativo para Carga e Descarga em BH é suspenso

Apoio ao Comércio


Atendendo solicitação da CDL/BH e demais entidades de classe representativas do comércio de Belo Horizonte, a BHTrans (Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte) suspendeu por tempo indeterminado a implementação do sistema rotativo para Carga e Descarga de mercadorias na Capital, que estava prevista para janeiro deste ano.


 


A CDL/BH encaminhou um ofício à BHTrans em 10 de dezembro de 2013 argumentando sobre os prejuízos que o comércio da cidade sofreria com tal projeto. Segundo a Entidade, o comércio seria novamente penalizado, uma vez que não há mais espaço para repasse de custos operacionais para o consumidor. Com isso, a competitividade e a pressão governamental no combate a inflação tem pressionado os pequenos e médios empresários a absorver todos os novos custos gerados.


 


Além disso, o novo sistema não geraria qualquer benefício ao trânsito, ao contrário disso, já que, com o rotativo, qualquer veículo (inclusive de passeio), poderia passar a utilizar, de maneira legal, a vaga destinada, hoje, exclusivamente, a carga e descarga de mercadorias, prejudicando o acesso de caminhões e outros veículos que, de fato, demandam o espaço para o exercício de sua atividade econômica.


 


E caso fosse necessário realizar a carga e descarga à noite, aumentaria o risco de assaltos, sendo necessário o investimento em segurança privada, inviabilizando o custo da operação. A descarga noturna também gera um alto índice de reclamação dos vizinhos, pois esse processo gera ruídos altos, levando ao cometimento de infrações relacionadas a “Lei do Silêncio”.


 


A CDL/BH defende que medidas como essas merecem um exame mais acurado das possíveis consequências que poderiam causar com a sua implantação, e ouvir os diversos segmentos interessados envolvidos, a fim de se conseguir uma melhor solução para o trânsito em nossa cidade. 


 


 


 


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de fevereiro de 2026
SUSPENSÃO DA PORTARIA 3665/23 QUE DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA NOS FERIADOS

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte informa aos seus associados que o Ministério do …

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2026
CDL/BH ESCLARECE SOBRE A PORTARIA Nº 3.665/2023 E O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO AOS DOMINGOS

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) esclarece aos seus associados que a Portaria …

Apoio ao Comércio
9 de fevereiro de 2026
Economia e Segurança: Carnaval de BH tem apoio do comércio para ser uma festa lucrativa e segura

Pelo terceiro ano consecutivo, CDL/BH é patrocinadora do Carnaval e une esforços com as forças de …

Apoio ao Comércio
9 de fevereiro de 2026
Carnaval de BH: foliões irão investir entre R$ 100 e R$ 150 em fantasias e adereços, aponta CDL/BH

Pagamento à vista será prioridade durante a folia e transporte por aplicativo será o principal meio de …