Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Novo sistema de rotativo para Carga e Descarga em BH é suspenso

Apoio ao Comércio


Atendendo solicitação da CDL/BH e demais entidades de classe representativas do comércio de Belo Horizonte, a BHTrans (Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte) suspendeu por tempo indeterminado a implementação do sistema rotativo para Carga e Descarga de mercadorias na Capital, que estava prevista para janeiro deste ano.


 


A CDL/BH encaminhou um ofício à BHTrans em 10 de dezembro de 2013 argumentando sobre os prejuízos que o comércio da cidade sofreria com tal projeto. Segundo a Entidade, o comércio seria novamente penalizado, uma vez que não há mais espaço para repasse de custos operacionais para o consumidor. Com isso, a competitividade e a pressão governamental no combate a inflação tem pressionado os pequenos e médios empresários a absorver todos os novos custos gerados.


 


Além disso, o novo sistema não geraria qualquer benefício ao trânsito, ao contrário disso, já que, com o rotativo, qualquer veículo (inclusive de passeio), poderia passar a utilizar, de maneira legal, a vaga destinada, hoje, exclusivamente, a carga e descarga de mercadorias, prejudicando o acesso de caminhões e outros veículos que, de fato, demandam o espaço para o exercício de sua atividade econômica.


 


E caso fosse necessário realizar a carga e descarga à noite, aumentaria o risco de assaltos, sendo necessário o investimento em segurança privada, inviabilizando o custo da operação. A descarga noturna também gera um alto índice de reclamação dos vizinhos, pois esse processo gera ruídos altos, levando ao cometimento de infrações relacionadas a “Lei do Silêncio”.


 


A CDL/BH defende que medidas como essas merecem um exame mais acurado das possíveis consequências que poderiam causar com a sua implantação, e ouvir os diversos segmentos interessados envolvidos, a fim de se conseguir uma melhor solução para o trânsito em nossa cidade. 


 


 


 


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …