Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Inflação oficial fica em 0,6% em fevereiro

Apoio ao Comércio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou crescimento de 0,60% em fevereiro, abaixo da taxa de 0,86% apresentada em janeiro.


 


O grupo que apresentou o maior aumento de preços em fevereiro foi o de Educação, que apresentou um crescimento de 5,4%, principalmente por causa dos reajustes das mensalidades das escolas que ocorrem no inicio do ano. Em seguida ficou o grupo de Alimentação e Bebidas, com alta de 1,45%, movido pelos problemas climáticos tanto no Brasil quanto no exterior, que causam uma redução da oferta de alimentos e levam a um aumento de preços. Apesar das prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, a pedido do governo federal, terem adiado os reajustes das tarifas de transporte publico, o setor de Transportes teve o terceiro maior crescimento, de 0,81%. O Único setor que apresentou queda no nível de preços foi o de Habitação com queda de -2,38%.


Dentre as regiões metropolitanas pesquisadas, a inflação oficial apresentou a maior alta em Recife (0,98%), seguido de Belo Horizonte, (0,84%) Brasília, Fortaleza (0,72%), Salvador (0,67%), São Paulo (0,66%), Belém (0,58%), Curitiba (0,47%), Goiânia (0,41%), Porto Alegre (0,35%) e Rio de Janeiro (0,25%).


 


No acumulado dos últimos doze meses, o IPCA apresentou crescimento de 6,31% distanciando ainda mais do centro da meta de inflação do governo federal, que é de 4,5%. Segundo os analistas ouvidos pelo Banco Central para a elaboração do Boletim Focus, a inflação deve apresentar uma desaceleração ainda esse ano e fechar de 2013 com alta de 5,82%.


Publicações similares

Apoio ao Comércio
27 de outubro de 2025
Comércio pode funcionar no domingo, Dia de Finados

CDL/BH orienta sobre requisitos que lojistas devem cumprir O comércio de Belo Horizonte está autorizado a …

Apoio ao Comércio
8 de outubro de 2025
Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças

Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade …

Apoio ao Comércio
1 de outubro de 2025
Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora

Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o …

Apoio ao Comércio
29 de setembro de 2025
Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH

Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e …