Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Alimentos e educação pressionam inflação da baixa renda em 2014

Apoio ao Comércio

A inflação da baixa renda fechou 2014 em 6,29%, pressionada pelos preços de alimentos e os relativos à educação, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). No ano anterior, a alta havia sido de 4,98%.


 


Os números são medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que calcula a inflação para os consumidores de menor renda familiar, que ganham até 2,5 salários mínimos.


 


O indicador ficou abaixo da inflação oficial, de 6,41%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No mês de dezembro, o IPC-C1 variou 0,70%, depois de avançar 0,56% no mês anterior.


 


A taxa para a baixa renda ficou abaixo da registrada para o conjunto da população, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que atingiu 6,87%. Em dezembro, o índice ficou em 0,75%.


 


Entre os grupos de gastos analisados pela FGV no ano de 2014, os que registraram as maiores variações foram os de educação, leitura e recreação, 8,67%, seguido por despesas diversas, 7,6%, alimentação, 7,48% e habitação, 7,13%. Na sequência, aparece a alta de saúde e cuidados pessoais, 6,29%, de transportes, 3,52%, de vestuário, 3,37% e de comunicação, 0,77%.  


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
7 de outubro de 2026
Varejo une experiência do físico e comodidade do digital para ampliar vendas no Dia das Crianças

Pesquisa da CDL/BH mostra que 41,9% dos empresários esperam vender mais neste ano. Loja física segue …

Apoio ao Comércio
5 de outubro de 2026
Lojas de BH podem funcionar no feriado de 12 de outubro; veja as regras 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capitalmineira está …

Apoio ao Comércio
30 de setembro de 2026
Tíquete médio por presente no Dia das Crianças sobe 27,26% e chega a R$ 263 na capital mineira, aponta pesquisa da CDL/BH

Consumidores pretendem comprar, em média, três presentes; brinquedos e roupas lideram a lista e 64,8% deixarão …

Apoio ao Comércio
29 de setembro de 2026
Alterados os prazos do Simples Nacional e Regime Híbrido (IBS/CBS) para 2027

A CDL/BH informa que a Resolução CGSN Nº 194/2026 alterou os prazos e condições para a …