Notícias -

Aparência no mundo corporativo

Apoio ao Comércio

Marketing pessoal foi o tema da palestra ministrada na reunião quinzenal do CDL Jovem, desta quarta-feira (05), na sede da CDL/BH. O grupo recebeu a consultora Silvana Lages para abordar o assunto.


 


Lages iniciou sua palestra comparando as pessoas no mundo corporativo aos produtos vendidos em uma loja. Para ela, a qualidade e beleza da embalagem são tão importantes quanto os atributos do próprio produto. “Não adianta cuidarmos do produto se não cuidarmos bem da embalagem. Também não posso ter uma belíssima embalagem e o produto não acompanhar, isso é propaganda enganosa, as duas coisas devem andar juntas”, disse. 


 


Segundo a consultora uma boa imagem é o maior patrimônio de uma pessoa, e todo investimento nisso traz resultados. A imagem serve para encurtar o caminho profissional, demonstrar mais competência, transmitir credibilidade, abrir portas. Para ela, a imagem, postura e comportamento têm sido um diferencial um competitivo, já que atualmente todo mundo pode estudar.


 


Lages afirma que devemos adequar nosso vestuário de acordo com a formalidade exigida no ambiente de trabalho, e representar a cultura da corporação. Além disso, o visual deve ter uma coerência, consistência e clareza, mas deve ser algo que a pessoa consiga sustentar. “Nossa imagem deve comunicar quem somos, nossa profissão”, disse. Ela citou a presidenta Dilma Rousseff, que alterou sua imagem, progressivamente, para conseguir a aceitação dos eleitores.  Para Lages, a então canditada à presidência tinha consciência de que deveria mudar.


 


Além disso, Lages ressalta que devemos nos atentar para a linguagem corporal, que às vezes expressa mais do que a linguagem verbal. A presença virtual em redes sociais também é um potencial para divulgar o perfil de uma pessoa e, segundo a consultora, nem todos estão sabendo usá-las.