Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

BH SE PREPARA PARA UM DOS MAIORES CARNAVAIS DE SUA HISTÓRIA

Apoio ao Comércio


 


Programação diversificada e espalhada pela cidade, desfiles de volta a Afono Pena, grandes nomes locais e shows de Martinho da Via, Mart’nália e Molejo marcam o Carnaval de 2014


 


A expectativa para este ano é que Belo Horizonte tenha um dos maiores carnavais de sua história. Com uma estimativa de público de mais de um milhão de pessoas durante o período carnavalesco, a Belotur anunciou nesta quinta-feira (13/02) a programação oficial para a festa do Rei Momo na capital mineira.


 


Celebridades do cenário musical sobem aos 14 palcos da Estação do Samba entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março e levam o Carnaval BH 2014 para todos os cantos da cidade. Nos palcos se apresentam músicos e intérpretes de projeção na capital mineira, como Dona Jandira, Aline Calixto, Lucia Santos, Mauro Saraiva, Zé da Guiomar, Mestre Conga, Thiago Delegado, entre outros; blocos e bandas como Baianas Ozadas, Banda do Bororó, Black Soul e muitas outras, que recebem o reforço de atrações nacionais como Martinho da Vila, Mart’nália e Molejo.


 


Em 2014, a Estação do Samba foi ampliada e o folião contará com três palcos em regiões de grande concentração de pessoas, a serem montados na Pampulha, Savassi e Praça da Estação. Também um palco especial será montado em Santa Efigênia, no início da Avenida do Brasil. Este palco será o primeiro a dar a largada com a apresentação do Bloco Moreré no dia 27 de fevereiro, a partir das 17 horas. As atrações, no local, prosseguem até o dia 2 de março.


 


A explosão do carnaval de rua e sua importância enquanto expressão social e histórica levou a Belotur a planejar o Carnaval de Belo Horizonte de forma diversificada, com apresentações em palcos espalhados por toda a cidade, com  apoio fornecido aos mais de 140 blocos de rua que levarão alegria e muito ritmo para moradores e freqüentadores de pelo menos 44 bairros da capital e ainda resgatando a tradição do desfile das escolas de samba e dos blocos caricatos no sambódromo natural, que é a Avenida Afonso Pena, a mais simbólica avenida de Belo Horizonte. 


 


Além de atender a uma reivindicação das agremiações carnavalescas, a volta do desfile a Afonso Pena se justifica pela sua própria geografia, que permite fácil acesso do público, visão coreográfica mais adequada e a proporção alcançada pelo desfile que já excedeu a área da Praça da Estação, onde até o ano passado desfilaram escolas de samba e blocos caricatos.


 


A logística e o custo também pesaram a favor dessa decisão. “O planejamento de trânsito na Afonso Pena é mais fácil, já temos a expertise da montagem da feira aos domingos. A Avenida dos Andradas demandava um grande investimento na montagem dos equipamentos e provocava muito mais transtorno no trânsito”, afirma o presidente da Belotur, Mauro Werkema.


 


As arquibancadas e demais equipamentos do carnaval serão montados logo após o término da feira de artesanato no domingo (02/03) e estará pronta para a inspeção do Corpo de Bombeiros na segunda-feira pela manhã. Também nas nove regionais, que abrigarão um palco da Estação do Samba, a montagem das estruturas privilegiou praças e áreas mais amplas de forma a impactarem minimamente o trânsito.


 


Os palcos da Estação do Samba localizados na Savassi, Praça da Estação e Pampulha terão apresentações de 1º a 4 de março, em horários variados. Já os nove palcos das regionais terão shows nos dias 1º e 2 de março (Regionais Venda Nova, Noroeste, Leste, Oeste e Norte) e 3 e 4 de março (Regionais Pampulha, Barreiro, Centro-Sul e Nordeste). 


 


Crianças também terão seu próprio espaço no Carnaval de BH 2014. De 1º a 4 de março, os pequenos foliões poderão participar de brincadeiras e oficinas e se divertir com músicas infantis, no palco montado na Praça Nova da Pampulha, no Bairro Ouro Preto. Outro palco dedicado às crianças será montado no Parque Municipal René Gianneti, a partir das 10 horas, dia 02 de março, com o Carnavalzim da Banda Osquindô. 


 


"Estamos preparados para este Carnaval que será um dos maiores. O planejamento e a execução desta grande festa popular vão gerar um modelo de organização importante para a Copa do Mundo”, avalia Werkema.


  


Construindo o Carnaval – O Carnaval de 2014 consolida parcerias com importantes movimentos de expressão artística da capital, como é o caso do Carnafavela e o S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L. O Carnafavela, movimento que reúne artistas do Aglomerado de Santa Lúcia, sobe ao palco da Estação do Samba da Regional Centro-Sul, na Barragem Santa Lúcia, nos dias 3 e 4 de março, a partir das 18 horas. Já o Sensacional é um festival pré-carnavalesco que passa a integrar o calendário oficial da cidade e vai animar a festa nos dias 02 e 03/03, a partir das 16 horas, no Palco Especial da Savassi.


 


O diretor de Operações e Eventos da Belotur, Luiz Felipe Barreto, explicou que o Carnaval 2014 foi construído com os representantes de blocos e escolas de samba e lideranças comunitárias e terá como marca o respeito e a cidadania, a partir da música tema que revela a importância do respeito ao patrimônio da cidade e traduz o amor por Belo Horizonte.


 


“A programação nos palcos das regionais, por exemplo, respeitou a característica cultura de cada região, e buscamos projetar artistas locais de relevância e expressão na comunidade. Além disso, para reforçar este time, temos alguns nomes respeitados nacionalmente”, explica Barreto.


 


Da mesma forma, as medidas adotadas para o mais festivo e boêmio bairro de Belo Horizonte, foram resultados de um diálogo constante com a comunidade. “Foi necessário abraçar Santa Tereza e ter ações efetivas para restabelecer a harmonia entre foliões e moradores”, afirma o diretor.


 


Entre as medidas para Santa Tereza destacam-se: os desfiles dos blocos de ruas acontecem até as 19 horas; para o ensaio de grandes blocos do bairro, a PBH ofereceu um espaço na Avenida Cristiano Machado; a transferência do desfile dos maiores blocos para Santa Efigênia, onde um palco será estrategicamente montado para atrair o público da região; o fechamento de ruas do entrono da Praça Duque de Caxias e da Parada do Cardoso para circulação e estacionamento de veículos, ampliação do número de banheiros químicos e reforço no policiamento durante todo o período carnavalesco.


 


Produto Turístico –  “Este ano, com a Belotur abraçando desta forma, o Carnaval ficou mais organizado. O que nos chamou a atenção foi a estratégia dos palcos que além de serem uma atração por si só também são o ponto final de diversos blocos de rua, as atrações nacionais e os órgãos envolvidos no planejamento e na sua execução. Queremos que o Carnaval de Belo Horizonte seja referência nacional.”, afirmou o gerente regional de marketing da AMBEV,  patrocinador oficial do Carnaval de BH, Rodrigo Cabalero.


 


Desejo que fortalece mais ainda a proposta da Belotur de transformar o Carnaval de BH em um produto turístico. “Este é um Carnaval em crescimento, é um carnaval diferenciado, com a cara de BH. Queremos que os blocos de rua cresçam mais ainda, queremos que as agremiações carnavalescas desenvolvam ações de captações de recursos, que preparem novos foliões, que estruturem suas quadras. Queremos fomentar a criação de novas escolas. Queremos o Carnaval de BH como um produto turístico, que amplie seus reflexos na cadeia produtiva do turismo”, concluiu Mauro Werkema.


 


Fonte: Belotur 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …