Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

COPOM eleva taxa de juros para 9% ao ano.

Apoio ao Comércio


O Comitê de Politica Monetária (COPOM) do Banco Central realizou um novo aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (SELIC), trazendo-a ao novo patamar de 9,0% ao ano. O principal motivo para este aumento reside novamente na inflação. Esta é a quarta elevação consecutiva deste ciclo de aperto monetário que começou em abril. Mesmo com uma leve desaceleração no mês de julho, a inflação ainda mostra dificuldades em convergir para o centro da meta oficial de inflação, que é de 4,5%.


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice oficial de inflação no Brasil, apresentou alta de 0,03% no mês de julho, ante alta de 0,26% no mês de junho, mostrando uma significativa desaceleração entre esses dois meses. Essa desaceleração se deve principalmente aos setores de transporte, principalmente por causa da redução das tarifas de transporte coletivo urbano, e Alimentação e Bebidas, por causa de novas safras que trazem aumentos de oferta para vários produtos.


 


Porém, mesmo com a recente desaceleração, a inflação acumulada em doze meses ainda se mostra distante do centro da meta, em julho o IPCA acumulado em doze meses apresentou alta de 6,27%. Um dos fatores que pode causar impactos negativos na inflação de 2013 é a recente alta do dólar, que aumenta o preço de produtos importados.


 


Uma inflação alta tem um grande efeito corrosivo no poder de compra das famílias, que vem seus orçamentos cada vez mais apertados por causa do aumento de preços. Deste modo, espera-se que o Banco Central continue a utilizar a politica monetária para conter a alta dos preços, dado que aumentos na taxa básica de juros geram reduções na demanda por bens e serviços que, consequentemente, acabam por segurar a alta dos preços. Segundo o Boletim Focus do Banco Central, que reúne a expectativa do mercado para vários indicadores da economia, a taxa Selic deve terminar o ano de 2013 em 9,50% a.a. e a inflação, medida pelo IPCA, deve ficar em 5,8%.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …