Notícias - 10 de abril de 2014 Design Thinking Apoio ao Comércio O presidente do CDL Jovem, Lucas Pitta, e demais membros de grupo receberam nesta quarta-feira, 09, o engenheiro químico da UFMG, Gustavo Couto, que apresentou a palestra Design Thinking. O tema foi abordado durante reunião quinzenal do CDL Jovem, realizado na sede da CDL/BH. De acordo com Couto, Design Thinking é uma nova metodologia que busca promover a inovação com o pensamento voltado nas pessoas. “Nós temos que parar de vender produto e passar a vender serviço. Você tem que pensar em qual serviço o seu produto pode prestar para o seu cliente”, afirmou o palestrante. Para que essa mudança ocorra, Couto afirma que é necessário que o empresário saia do comodismo, vá até as pessoas e procure entender o que elas desejam e necessitam. Entre os diversos cases citados por ele, um que se destaca é uma rede de milk-shake americana, que mudou a fórmula do seu produto, os pontos de vendas e até a embalagem para adequar as necessidades de seus clientes. A metodologia do Design Thinking possui três pilares que contribuem para sua construção, que é a empatia, a colaboração e a prototipação. A empatia é você se colocar no lugar da outra pessoa, ou seja, do seu cliente. Como ele vê sua empresa? Já a colaboração é a estratégia de envolver o cliente na criação dos seus produtos e na resolução dos seus problemas. E por último a prototipação, que é sempre testar modelos, ideias e protótipos antes de colocar algo em prática. Bráulio Filgueiras Comunicação CDL/BH Publicações similares Apoio ao Comércio 27 de outubro de 2025 Comércio pode funcionar no domingo, Dia de Finados CDL/BH orienta sobre requisitos que lojistas devem cumprir O comércio de Belo Horizonte está autorizado a … Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2025 Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade … Apoio ao Comércio 1 de outubro de 2025 Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e …