Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Em alta

Apoio ao Comércio


De acordo com a última publicação da Pesquisa Mensal do Comercio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no varejo ampliado, que inclui as vendas de automóveis e matérias de construção, apresentou variação de 1,3% em dezembro com relação ao mês imediatamente anterior. Dentre os dez setores pesquisados, aqueles que apresentaram crescimento mais expressivo nesta base de comparação foram “veículos, motos, partes e peças” (8,3%); “materiais de construção” (3,1%) e “móveis e eletrodomésticos” (2,4%). Em contrapartida, os setores que apresentaram as maiores quedas foram “equipamentos e material de escritório” (-15,5%); “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-4,1%) e “livros, jornais, revistas e papelaria” (-3,6%).


Considerando-se a comparação com o mesmo mês do ano anterior (dezembro de 2011), o varejo ampliado apresentou crescimento de 5,0% quanto ao volume de vendas. Neste âmbito, os setores que apresentaram melhor desempenho foram “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (10,0%), “móveis e eletrodomésticos” (8,9%) e “materiais de construção” (6,9%), enquanto os de pior desempenho foram “equipamentos e material de escritório” (-23,3%); “tecidos, vestuário e calçados” (3,2%) e “artigos farmacêuticos e de perfumaria” (3,6%).


Com isso, o comércio varejista ampliado encerrou o ano de 2012 com crescimento de 8,0% em relação ao ano anterior. O setor que mais cresceu no ano em questão foi o de “móveis e eletrodomésticos” (12,3%), auxiliado pela redução do IPI em 2012. Em seguida, aparecem os setores de “artigos farmacêuticos e de perfumaria” (10,2%) e “hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (8,4%). As menores taxas de crescimento, por sua vez, pertencem aos setores de “tecidos, vestuário e calçados” (3,4%); “livros, jornais, revistas e papelaria” (5,4%) e “combustíveis e lubrificantes” (6,8%).

 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …