Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

ESTAMOS DE OLHO: Confira os destaques da semana nas casas legislativas

Notícias gerais

Reforma Tributária no Senado, novas Frentes Parlamentares no Congresso, QR nos estabelecimentos comerciais e manutenção de vetos do prefeito na Câmara Municipal. Confira estes e outros assuntos que foram pauta nesta semana de 13 a 18 de agosto 

Reforma Tributária é discutida no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, na quarta-feira, 16, o plano de trabalho para a análise da reforma tributária. A perspectiva é de que o relatório seja apresentado em 27 de setembro e a votação ocorra em 4 de outubro.

Pelo plano de trabalho, disponível neste link, estão previstas oito audiências públicas, a serem iniciadas em 22 de agosto, com debate sobre o diagnóstico, objetivos e conceitos. Na sequência, em 23 de agosto, será debatido o impacto nos setores de serviços.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) também começou na terça-feira, 15,  uma série de audiências públicas sobre a reforma tributária. Representantes dos principais segmentos da economia brasileira participaram do debate, defenderam a reforma, mas pediram mudanças no texto.

O presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), João Carlos Galassi, defendeu a revisão do imposto seletivo. Para ele, a criação de um novo imposto poderia ser substituída por uma alíquota maior dos dois tributos já previstos na reforma tributária.

Já a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) debateu os impactos da reforma tributária sobre as empresas de tecnologia da informação (TI). Os representantes do setor de tecnologia se manifestaram contrários ao aumento de impostos para a área.

__

Frentes Parlamentares são criadas para defender Jovens Empreendedores e o setor de Material de Construção

Os segmentos de comércio e serviços ganharam reforço no Congresso Nacional. Nesta semana, foram lançadas duas frentes voltadas para o segmento: a Frente Parlamentar em Defesa do Fomento ao Empreendedorismo da Juventude e a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Material de Construção.

__

QR Code pode substituir placas nos estabelecimentos comerciais 

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 16, o PL 4043/2019, que pretende permitir aos estabelecimentos comerciais disponibilizar de forma digital (com QR CODE, por exemplo) o exemplar do Código de Defesa do Consumidor, os alvarás e licenças e as placas informativas. 

O texto segue para apreciação do Senado Federal.

__

Projeto contra discriminação por raça em relações de consumo avança no Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou o PL 5294/2020, que altera o Código de Defesa do Consumidor para incluir, entre os princípios da Política Nacional de Relações de Consumo, a prevenção contra tratamento discriminatório de raça e cor, além de estabelecer que fornecedores devem treinar seus funcionários, inclusive aqueles terceirizados, a respeito do combate a qualquer tipo de tratamento discriminatório contra os consumidores.

A matéria segue para a análise da Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). 

__

Vereadores mantêm vetos do Prefeito 

O Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte manteve o veto do prefeito ao trecho do PL 538/2023 que propunha a gratuidade no transporte coletivo aos domingos. 

Também foi mantido o veto ao PL 401/2022, que pretendia autorizar o Executivo a conceder incentivo financeiro à pessoa física e jurídica que desenvolva projeto de negócio de base tecnológica no Município.

Publicações similares

Notícias gerais
12 de janeiro de 2026
GOVERNO DE MINAS SANCIONA LEI SOBRE USO DE DADOS DE CLIENTES NO COMÉRCIO

No dia 07 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais a Lei nº …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal BH Iluminada 2025: circuito transforma a cidade em um grande palco de experiência e turismo

Projeto democratiza a celebração natalina com atrações gratuitas na Praça Sete e grandes árvores pela capital Belo …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal em BH tem expectativa de consumo aquecido

Estimativa da CDL/BH é que as vendas da data movimentem R$ 2,55 bilhões na economia da …

Notícias gerais
6 de novembro de 2025
Belo Horizonte libera acesso ao programa BH Nota 10, que garante desconto de até 30% no IPTU de 2026

Os moradores de Belo Horizonte já podem acessar o BH Nota 10, programa que oferece desconto …