Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DA SEMANA NAS CASAS LEGISLATIVAS

Notícias gerais

Liberdade para o funcionamento do comércio, Ministério do Empreendedorismo e Estatuto da População em Situação de Rua. Confira os destaques da semana nas casas legislativas de 11 a 15 de setembro.

Governo Federal cria o Ministério do Empreendedorismo

Foi criado o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a partir da publicação da Medida Provisória 1187/2023 no Diário Oficial da União, na quarta-feira (13/09).

O novo Ministério será responsável por políticas, programas e ações de apoio e formalização de negócios, de arranjos produtivos locais e do artesanato, bem como por estímulos ao microcrédito e ao acesso a recursos financeiros.

A MP será analisada pelo Congresso Nacional.

__

Chega ao Plenário da ALMG a proposta de aumento do ICMS para produtos supérfluos

Na terça-feira (12/09), a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aprovou o Projeto de Lei 1295/2023, que pretende tornar permanente o aumento do ICMS, de 25% para 27%, para produtos considerados supérfluos, como bebidas alcoólicas, cigarro, rações para pet, perfumes e outros.

Agora, o texto está pronto para ser apreciado em Plenário. Na quinta-feira (14/09), foi iniciada a discussão em primeiro turno pelos Deputados.

__

Liberdade para o funcionamento do comércio avança na Câmara Municipal de BH

Na quinta-feira (14/09), a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços aprovou, em 2o turno, a proposta que permite que as empresas em Belo Horizonte possam operar em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, contanto que respeitem as demais normas trabalhistas, ambientais e de vizinhança. (PL 467/2023).

Com isso, o texto avança para a Comissão de Defesa do Consumidor. Em seguida, ficará pronto para votação definitiva em Plenário.

__

Regras para a comercialização de lentes oftálmicas são discutidas na Câmara dos Deputados

Na quinta-feira (14/09), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, realizou uma audiência pública sobre a venda de lentes oftálmicas sem as especificações fixadas na legislação.

Os debates se concentraram em torno do PL 2303/2019, que proíbe a comercialização de óculos e lentes sem certificação de qualidade, feita pelo INMETRO. Pelo texto, a proibição valerá inclusive para óculos de sol sem grau de correção e para lentes coloridas.

__

Proibição de arquitetura hostil contra pessoas em situação de rua

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (14/09), o projeto que pretende proibir técnicas de “arquitetura hostil” em espaços públicos (PL 3449/2022).

O texto insere na Política Estadual para a População em Situação de Rua o seguinte dispositivo: “Art. 5º-A – É vedada qualquer intervenção nos espaços públicos livres que vise a restringir o direito à circulação e permanência nesses locais da pessoa em situação de rua.”

O texto segue para sanção do Governador.

__

Estatuto da População em Situação de Rua avança no Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12/09) o PL 1635/2022, que cria o Estatuto da População em Situação de Rua. O projeto segue para a Comissão de Direitos Humanos (CDH).

O Estatuto veda o recolhimento forçado dos bens e pertences e a remoção e o transporte compulsório das populações em situação de rua, estabelecendo a responsabilização civil, administrativa, penal e por improbidade dos agentes públicos que violarem essas proibições.

Também pretende criar, no Governo Federal, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, para acompanhar a implantação das medidas previstas no estatuto e avaliar seus resultados.

O projeto ainda agrava penas previstas no Código Penal para crimes praticados por ódio à condição de pobreza da vítima.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: relacoesgovernamentais@cdlbh.com.br

Publicações similares

Notícias gerais
28 de janeiro de 2026
Proteção do turista é novidade do Carnaval de BH em 2026

Delegacia, que está instalada na Savassi, é uma parceria da CDL/BH com o Governo de Minas Gerais …

Notícias gerais
20 de janeiro de 2026
Crescimento da inadimplência em BH alerta para necessidade de controle financeiro

Alta das dívidas reflete juros elevados e consumo sazonal, aponta levantamento da CDL/BH. Entidade orienta consumidores …

Notícias gerais
19 de janeiro de 2026
Comércio varejista de Minas cresce e reforça cenário positivo em Belo Horizonte

Para CDL/BH, reflexo é positivo para o setor da capital mineira  O comércio varejista de Minas …

Notícias gerais
12 de janeiro de 2026
GOVERNO DE MINAS SANCIONA LEI SOBRE USO DE DADOS DE CLIENTES NO COMÉRCIO

No dia 07 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais a Lei nº …