Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Inflação oficial fecha 2012 em 5,84%, aponta IBGE

Apoio ao Comércio


 


O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou nesta quinta-feira, 10, o resultado do IPCA de dezembro e o acumulado do ano. O resultado para dezembro fechou em 0,79%, um valor 0,29 p.p. acima do mesmo período de 2011, quando ficou em 0,50%. O total do ano ficou em 5,84%, valor bem abaixo do verificado em 2011, quando o índice concluiu o ano em 6,5%.


O ítem que mais pressionou o aumento da inflação em 2012 foi “Despesas Pessoais”, com 10,17% no ano. Ele os sub-itens que compõem as despesas pessoais, os que mais aumentaram foram: “Cigarro”, com crescimento de 25,48%; “Excursão”, com 15,25%; “Empregados domésticos” (12,73%); “Manicure” (11,73%) e “Hotel” (9,39%).


Na região Metropolitana de Belo Horizonte, a inflação oficial ficou em 6,03% no ano. Os itens que mais impactaram no cálculo foram “Despesas Pessoais”, com alta de 11,68%; seguido de “Alimentação e Bebidas”, com 9,3%; “Educação”, com 8,8% e “Habitação, com 7,51%.


Para o governo, o resultado de 2012 está na linha do planejamento de retorno para o centro da meta nos próximos anos, seguindo a estratégia de “pouso suave” do índice, ou seja, queda gradativa, sem grandes recuos ou altas. Em 2013, tanto o mercado como o governo esperam um recuo da inflação para um valor entre 4,8% e 5,4%.


Publicações similares

Apoio ao Comércio
16 de abril de 2025
CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio

Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz …

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2025
Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos

Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …

Apoio ao Comércio
24 de fevereiro de 2025
Carnaval de Belo Horizonte 2025: Tudo o que você precisa saber para curtir com segurança e responsabilidade

O Carnaval de Belo Horizonte 2025 está chegando e, para garantir uma experiência segura e organizada …

Apoio ao Comércio
20 de fevereiro de 2025
Belo-horizontinos pretendem investir R$ 170 em fantasias para o Carnaval

Pesquisa da CDL/BH com consumidores da cidade revela que foliões estão dispostos a gastar cerca de …