Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Inflação oficial fica em 0,69% em fevereiro, segundo IBGE

Apoio ao Comércio


 


A inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um aumento de 0,69% em fevereiro na comparação com o mês imediatamente anterior. O percentual em questão é maior que o verificado em janeiro, quando apresentou variação de 0,55%, e também em relação ao mês de fevereiro de 2013, quando a variação se estabelecera em 0,60%. O acumulado em 2014 de 1,24%, no entanto, se mostra menor do que o verificado no mesmo período do ano anterior, que fora de 1,47%. Já o acumulado de doze meses ficou acima do verificado nos doze meses imediatamente anteriores, passando de 5,59% para 5,68%.


 


Dentre os setores contemplados pela pesquisa, o grupo “Educação” apresentou a maior variação em fevereiro, um crescimento de 5,97% influenciado principalmente pelo aumento das mensalidades dos colégios. O grupo “Artigos de Residência” também apresentou variação significativa no mês, na ordem de 1,07%. Em seguida aparecem os grupos “Habitação” (0,77%); “Saúde e Cuidados Pessoais” (0,74%); “Despesas Pessoais” (0,69%), “Alimentação e Bebidas” (0,56%) e Comunicação (0,14%). Já os grupos Vestuário e Transportes apresentaram queda de -0,4% e -0,05%, respectivamente.


 


Em 2013, a inflação medida pelo IPCA apresentou variação de 5,91%. Ao longo do ano anterior e início de 2014, o Governo Federal tem promovido sucessivas elevações na taxa de juros como forma de conter o avanço dos preços. Ainda assim, a expectativa de mercado para o IPCA é maior em relação a 2013, ficando em 6,01% segundo o último boletim FOCUS do Banco Central.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
19 de outubro de 2023
CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023

Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te …

Apoio ao Comércio
26 de setembro de 2023
EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023

Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos …

Apoio ao Comércio
25 de setembro de 2023
CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs …

Apoio ao Comércio
25 de setembro de 2023
PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE 

CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa  O setor de comércio …