Notícias - 17 de maio de 2017 Inteligência competitiva para o varejo Apoio ao Comércio Em um contexto em que a informação ganha cada vez mais importância e o mercado é extremamente competitivo, o empresário precisa saber como utilizá-la em favor da empresa para agir pró-ativamente e tomar decisões mais assertivas. Quem afirma é o professor Fernando Gilbert que ministrou a palestra “Sistema de Informação de Marketing e Inteligência Competitiva Aplicados ao Varejo”, na reunião quinzenal da CDL Jovem, nesta quarta-feira, 17. De acordo com o professor, inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo. Para Gilbert, na era da economia da informação é impensável que organizações se baseiem apenas nos insights criativos de seus profissionais, sem conhecer a fundo o perfil de seus potenciais clientes. As corporações precisam de inteligência competitiva e de um sistema de informação de marketing para se sobressaírem. Mas as empresas mineiras não têm o hábito de compartilhar dados, não alinham as informações que são importantes para seus colaboradores desempenharem bem suas atividades. O sistema de informação de marketing é formado por três formas de coleta de informações no ambiente organizacional: 1 – Registros internos – São as informações que a empresa já tem, como relatório de vendas, análise de notas fiscais, contas a receber, etc. 2 – Inteligência de mercado – São procedimentos e fontes onde profissionais buscam informações sobre o mercado e o que está acontecendo, como livros, jornais, reuniões empresariais, conversas com fornecedores, vendedores, etc. 3 – Pesquisa de Marketing – São estudos formais de marketing, sobre problemas e oportunidades para empresa, como pesquisa de mercado, teste de preferência de produto, previsão de vendas, avaliação de campanha publicitária, etc. Aplicação – Um exemplo prático do uso estratégico dessas informações, segundo Gilbert, é uma concessionária em BH que queria abrir uma filial, mas não sabia em qual região seria melhor. Ao analisar o perfil de seus clientes e dados como a região onde moravam, por exemplo, a empresa teve subsídios para tomar a melhor decisão. Publicações similares Apoio ao Comércio 18 de agosto de 2025 CDL/BH e Defensoria Pública disponibilizam vagas de emprego para pessoas em vulnerabilidade econômica e social Objetivo é conectar as oportunidades de trabalho disponíveis no setor de comércio e serviços aos cidadãos … Apoio ao Comércio 18 de agosto de 2025 Comércio comemora a sanção da Lei Municipal de Liberdade Econômica CDL/BH acompanhou a votação e mobilizou os vereadores para garantir a aprovação do Projeto de Lei A … Apoio ao Comércio 8 de agosto de 2025 Dia dos Pais em BH terá lojas cheias às vésperas da data e almoço em família Gastos com presentes e comemoração devem ficar em torno de R$ 500 A celebração do Dia … Apoio ao Comércio 28 de julho de 2025 Circuito Liberdade ganha nova atração Galeria Rampa, do Ponto Cultural CDL, inaugura o painel “Grande balcão belo-horizontino”, uma homenagem ao comércio, …