Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O consumidor e os seus direitos

Apoio ao Comércio


 


No último domingo, 15 de março, foi comemorado o dia internacional do consumidor. Em vigor desde 1991, a Lei n.º 8.078, mais conhecida como código de defesa do consumidor, veio para disciplinar as relações de consumo em nosso país, norteando-as segundo os princípios da boa-fé e da qualidade.


Nesse panorama, a legislação reconheceu o consumidor como o sujeito mais frágil da relação de consumo, motivo pelo qual lhe conferiu especial proteção, consagrando, inclusive, os chamados “direitos básicos do consumidor”.


 


Em resumo, são eles: (I) a proteção da vida, saúde e segurança; (II) a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações; (III) a informação adequada e clara; (IV) a transparência e o combate ao abuso; (V) a proteção dos contratos; (VI) a prevenção e reparação dos danos sofridos; (VII) o acesso à justiça e aos órgãos administrativos (VIII) a inversão do ônus da prova no processo ; (IX) a prestação de serviços públicos adequados e eficazes.


 


Nota-se, portanto, que o consumidor tem ao seu alcance uma legislação específica, que o protege e o ampara no tocante a todo e qualquer produto adquirido ou serviço contratado, desde o momento em que o bem lhe é oferecido ao pós venda.


 


Entretanto, passados 23 anos da criação do código de defesa do consumidor, ainda hoje nos deparamos com inúmeros relatos de insatisfação acerca de produtos e serviços disponibilizados no mercado de consumo.


Importante, portanto, que consumidores e fornecedores mantenham-se atentos às garantias previstas, sempre na busca pelo equilíbrio e pela qualidade das relações estabelecidas. Não podemos nos esquecer de que somos todos consumidores.


 


 


 


Publicações similares

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 06 A 10 DE MAIO

Novo feriado estadual; recriação do DPVAT; proibição aos supermercados de conferir compras de clientes; proibição estacionamento …

Notícias gerais
6 de maio de 2024
HOSPITAL SOFIA FELDMAN RECEBE DOAÇÕES ARRECADADAS PELO PROJETO AFETO, DA FUNDAÇÃO CDL-BH

Serão entregues  mais de 30 mil itens de enxoval e produtos de higiene pessoal que vão …