Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O consumidor e os seus direitos

Apoio ao Comércio


 


No último domingo, 15 de março, foi comemorado o dia internacional do consumidor. Em vigor desde 1991, a Lei n.º 8.078, mais conhecida como código de defesa do consumidor, veio para disciplinar as relações de consumo em nosso país, norteando-as segundo os princípios da boa-fé e da qualidade.


Nesse panorama, a legislação reconheceu o consumidor como o sujeito mais frágil da relação de consumo, motivo pelo qual lhe conferiu especial proteção, consagrando, inclusive, os chamados “direitos básicos do consumidor”.


 


Em resumo, são eles: (I) a proteção da vida, saúde e segurança; (II) a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações; (III) a informação adequada e clara; (IV) a transparência e o combate ao abuso; (V) a proteção dos contratos; (VI) a prevenção e reparação dos danos sofridos; (VII) o acesso à justiça e aos órgãos administrativos (VIII) a inversão do ônus da prova no processo ; (IX) a prestação de serviços públicos adequados e eficazes.


 


Nota-se, portanto, que o consumidor tem ao seu alcance uma legislação específica, que o protege e o ampara no tocante a todo e qualquer produto adquirido ou serviço contratado, desde o momento em que o bem lhe é oferecido ao pós venda.


 


Entretanto, passados 23 anos da criação do código de defesa do consumidor, ainda hoje nos deparamos com inúmeros relatos de insatisfação acerca de produtos e serviços disponibilizados no mercado de consumo.


Importante, portanto, que consumidores e fornecedores mantenham-se atentos às garantias previstas, sempre na busca pelo equilíbrio e pela qualidade das relações estabelecidas. Não podemos nos esquecer de que somos todos consumidores.


 


 


 


Publicações similares

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CONVENÇÃO COLETIVA DO COMÉRCIO 2024/2025

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que foi divulgada a Convenção …

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CDL/BH CONSEGUE DECISÃO JUDICIAL QUE EXCLUIU O ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

Por muitos anos foi exigido pelas autoridades fiscais que os contribuintes considerassem o ICMS na base …

Notícias gerais
12 de abril de 2024
RESTAURAR, PRESERVAR E INVENTAR SÃO DESTAQUES NAS COLEÇÕES QUE SE APRESENTAM NO MINAS TREND

Para a CDL/BH, patrocinadora do evento, empresas precisam ficar atentas a um público cada vez mais exigente …

Notícias gerais
9 de abril de 2024
EMPRESÁRIOS MINEIROS DESEMBARCAM NA EXPO ÓPTICA

Missão organizada pela CDL/BH e Sebrae Minas leva 48 participantes de 33 empresas para a maior …