Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O consumidor na Copa

Apoio ao Comércio

Lançado pelo Governo Federal, o Guia para o Consumidor Turista (Confira no link) traz uma série de informações acerca dos direitos previstos na legislação consumerista brasileira, com a indicação (incluindo endereço e telefone) dos órgãos competentes para a análise e resolução de eventuais violações às prerrogativas previstas.


 


O documento, criado em virtude da Copa do Mundo FIFA 2014, tem como finalidade principal a divulgação das informações ao consumidor estrangeiro, que chega ao país e necessita de conhecimento sobre as garantias que cercam os produtos e serviços que lhe serão ofertados. Entretanto, possui grande utilidade para toda e qualquer pessoa que venha a estabelecer relações de consumo em nosso país, durante e mesmo após o evento esportivo.


 


Isso porque o guia esclarece, em especial, os direitos básicos que a nossa lei prevê para o consumidor, tais como o direito à informação sobre o produto ou serviço de forma clara e adequada; à proteção contra publicidades enganosas ou abusivas; à prevenção da saúde e segurança contra produtos que possam trazer riscos; e à reparação de eventual dano decorrente de uma relação de consumo, além de expor regras sobre precificação.


 


Há no guia, ainda, o detalhamento das responsabilidades específicas dos setores de hotelaria, alimentação, lazer, turismo, transporte e telecomunicação, com a indicação dos respectivos órgãos responsáveis por sua regulação e fiscalização.


 


Além da versão online, o guia estará disponível, também, nos 12 aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo, nos pontos de atendimento dos Procons e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nos idiomas português, inglês e espanhol.


A iniciativa vai ao encontro das intenções do Centro Integrado de Proteção ao Consumidor na Copa do Mundo FIFA 2014, composto por órgãos federais, autoridades locais e representantes do mercado de consumo, que irão promover ações de proteção ao consumidor durante o torneio.


 


 


Amaralina Queiroz


Departamento Jurídico da CDL/BH


 


Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …