Notícias - 13 de outubro de 2015 O menor número de lojas e o uso de novas tecnologias no varejo Apoio ao Comércio O avanço da tecnologia nos processos de compra e a consolidação do "omnichannel" permitirá que consumidores utilizem de forma simultânea canais físicos e virtuais para consumir. Com a diminuição das lojas de rua e o surgimento de espaços de vendas maiores com o objetivo principal de serem grandes catalisadores para fortalecimento e marketing das marcas e de forma secundária ser canal de vendas, faz com que o surgimento dessas novas tecnologias faça esse papel de aproximar o lojista do seu consumidor. Segundo, João Dionísio, professor da Porto Business School “as lojas vão se firmar como grandes espaços sensoriais, onde o cliente vai para tocar, para sentir um produto". O "omnichannel" é uma ferramenta que possibilitará uma maior proximidade entre os empresários, lojistas, e os consumidores, pois o mesmo conhecerá melhor, ou seja, terá mais informações, sobre o seu consumidor e possibilitando assim ser mais eficiente na venda. Por outro lado o consumidor vai ter mais conforto, rapidez no processo de compra. Um exemplo disso é que o consumidor pode em alguns casos fazer uma lista de produtos, pesquisar os preços e saber se determinada empresa tem o produto em estoque ou não e se seu preço é competitivo em relação aos outros fornecedores. Isso possibilitará o empresário saber se a compra não foi efetuada pela falta de estoque de determinado produto, ou pelo preço, entre outras informações. Um estudo apresentado pelo professor Daniel Corsten, da IE Business School de Madri, conduzido na Europa, mostrou que 31% dos clientes de lojas físicas que não encontram os seus produtos em estoque migram para a concorrência. Fonte: Setor de Economia e pesquisa da CDL/BH e Folha de São Paulo Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2025 Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade … Apoio ao Comércio 1 de outubro de 2025 Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Um novo sabor no Café Nice Tradicional ponto turístico e gastronômico da capital mineira inicia novo capítulo Após 86 anos de história, …