Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PIB cresce 1,5% no segundo trimestre

Apoio ao Comércio


 


De acordo com a publicação das Contas Nacionais Trimestrais divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) na última sexta (30), a economia brasileira apresentou crescimento de 1,5% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano. Na comparação com o segundo semestre do ano anterior, o crescimento foi de 3,3%. Com isto, a economia brasileira acumula no primeiro semestre do ano um crescimento de 2,6%. 


 


O setor que mais contribuiu para a variação de 1,5% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre imediatamente anterior foi agropecuária, com crescimento de 3,9%, seguido por indústria, com crescimento de 2,0%, e serviços, com crescimento de 0,8%. Do ponto de vista da demanda, o destaque foi a Formação Bruta de Capital Fixo, que mensura os investimentos no setor produtivo, com crescimento de 3,6%, seguido por consumo da administração pública, com crescimento de 0,5%, e consumo das famílias, com crescimento de 0,3%. 


 


Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o setor que mais contribuiu para a variação de 3,3% foi agropecuária, com crescimento de 13%, impulsionado pelo crescimento nas estimativas de produção anual e da produtividade de alguns produtos, como soja, milho, feijão e arroz. Em seguida aparecem indústria e serviços, com variações de 2,8% e 2,4%, respectivamente. Sob a ótica da demanda, o destaque foi a Formação Bruta de Capital Fixo, com crescimento de 9,0% em função do aumento na produção interna de bens de capital, seguida pelo consumo das famílias, com crescimento de 2,3% (39ª variação consecutiva nesta base de comparação), e consumo da administração pública, com crescimento de 1,0%.


 


No acumulado do ano, o setor agropecuário apresentou crescimento de 14,7%, seguido por serviços, com 2,1%, e indústria, com 0,8%. Do ponto de vista da demanda, a formação bruta de capital fixo apresentou crescimento de 6,0%, seguido pelo consumo das famílias, com crescimento de 2,9%, e pelo consumo da administração pública, com crescimento de 1,3%. De acordo com o último boletim Focus do Banco Central, a expectativa do mercado é que o PIB cresça 2,32% em 2013.


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …