Notícias - 15 de julho de 2019 Plenária CDL Jovem contou com a palestra Inteligência de Mercado, Inovação e Empreendedorismo Apoio ao Comércio No dia, 03/07, foi realizada a plenária CDL Jovem, conduzida pelo seu presidente, Rafael Rocha, no centro de convenções da CDL/BH. O evento contou com a palestra “Inteligência de Mercado, Inovação e Empreendedorismo”, ministrada pelo sócio diretor da IN3 Inteligência e mestre em administração, Leandro Rocha Em sua palestra, Rocha destacou ações e estratégias para empreender e inovar nos negócios. Pensando na inteligência de mercado, ele pontuou as diferenças entre inovação e invenção, “Invenção é um processo pelo qual, o dinheiro é transformado em novos produtos. Inovação é o processo pelo qual, os produtos são transformados em dinheiro. Se você está na sua empresa e desenvolve vários novos produtos e processos, e isso não se transforma em dinheiro, isso não é inovação, mas sim invenção. A partir disso, é necessário mudar a gestão da empresa para a inovação, de fato”. Leandro ressaltou também como funciona a inteligência de mercado na prática, “no final das contas, para a inteligência de mercado, inovação, de fato, é gerar nota fiscal”, afirmou. Iza Nascimento: Curso falar em público com confiança Quando se fala de inovação, não se trata somente de coisas jamais feitas, mas sim, da inovação de processos, de modelos de negócios e relacionamento com o cliente. Sendo assim, fica muito mais fácil das empresas terem uma gestão inovadora. Como por exemplo, “pensando no smartphone, qual é a inovação que o Steve Jobs trouxe com o Iphone? Ele colocou tudo em um mesmo aparelho, o que já tinha em outros aparelhos, mas de forma separada. Então, já existia música digital, já existia compra pela internet, já tinha internet móvel. Mas ao reunir tudo isso em um só lugar, a competição que ele deveria ter que era o telefone celular, acabou, porque ele criou uma nova categoria de produto”, afirmou Leandro. Outro exemplo é a Uber (startup de transporte urbano), que inovou o transporte urbano por oferecer um serviço inovador. “A inovação é no paradigma do atendimento ao cliente, ou seja, você será melhor atendido pelo menor preço. No encontro, a Fundação CDL entregou os certificados de reconhecimento aos voluntários que ajudaram nos testes de acuidade visual das crianças em Brumadinho do Programa “Ver é Bom Demais”. Publicações similares Apoio ao Comércio 16 de abril de 2025 CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz … Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho … Apoio ao Comércio 24 de fevereiro de 2025 Carnaval de Belo Horizonte 2025: Tudo o que você precisa saber para curtir com segurança e responsabilidade O Carnaval de Belo Horizonte 2025 está chegando e, para garantir uma experiência segura e organizada … Apoio ao Comércio 20 de fevereiro de 2025 Belo-horizontinos pretendem investir R$ 170 em fantasias para o Carnaval Pesquisa da CDL/BH com consumidores da cidade revela que foliões estão dispostos a gastar cerca de …