Notícias - 15 de julho de 2019 Plenária CDL Jovem contou com a palestra Inteligência de Mercado, Inovação e Empreendedorismo Apoio ao Comércio No dia, 03/07, foi realizada a plenária CDL Jovem, conduzida pelo seu presidente, Rafael Rocha, no centro de convenções da CDL/BH. O evento contou com a palestra “Inteligência de Mercado, Inovação e Empreendedorismo”, ministrada pelo sócio diretor da IN3 Inteligência e mestre em administração, Leandro Rocha Em sua palestra, Rocha destacou ações e estratégias para empreender e inovar nos negócios. Pensando na inteligência de mercado, ele pontuou as diferenças entre inovação e invenção, “Invenção é um processo pelo qual, o dinheiro é transformado em novos produtos. Inovação é o processo pelo qual, os produtos são transformados em dinheiro. Se você está na sua empresa e desenvolve vários novos produtos e processos, e isso não se transforma em dinheiro, isso não é inovação, mas sim invenção. A partir disso, é necessário mudar a gestão da empresa para a inovação, de fato”. Leandro ressaltou também como funciona a inteligência de mercado na prática, “no final das contas, para a inteligência de mercado, inovação, de fato, é gerar nota fiscal”, afirmou. Iza Nascimento: Curso falar em público com confiança Quando se fala de inovação, não se trata somente de coisas jamais feitas, mas sim, da inovação de processos, de modelos de negócios e relacionamento com o cliente. Sendo assim, fica muito mais fácil das empresas terem uma gestão inovadora. Como por exemplo, “pensando no smartphone, qual é a inovação que o Steve Jobs trouxe com o Iphone? Ele colocou tudo em um mesmo aparelho, o que já tinha em outros aparelhos, mas de forma separada. Então, já existia música digital, já existia compra pela internet, já tinha internet móvel. Mas ao reunir tudo isso em um só lugar, a competição que ele deveria ter que era o telefone celular, acabou, porque ele criou uma nova categoria de produto”, afirmou Leandro. Outro exemplo é a Uber (startup de transporte urbano), que inovou o transporte urbano por oferecer um serviço inovador. “A inovação é no paradigma do atendimento ao cliente, ou seja, você será melhor atendido pelo menor preço. No encontro, a Fundação CDL entregou os certificados de reconhecimento aos voluntários que ajudaram nos testes de acuidade visual das crianças em Brumadinho do Programa “Ver é Bom Demais”. Publicações similares Apoio ao Comércio 27 de outubro de 2025 Comércio pode funcionar no domingo, Dia de Finados CDL/BH orienta sobre requisitos que lojistas devem cumprir O comércio de Belo Horizonte está autorizado a … Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2025 Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade … Apoio ao Comércio 1 de outubro de 2025 Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e …