Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção industrial recua -0,6% em maio

Apoio ao Comércio

Conforme a última divulgação da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial apresentou variação de -0,6% em maio na comparação com abril. Também houve queda na comparação com maio de 2013, na ordem de -3,2%. Assim, a indústria acumula em 2014 uma variação negativa de -1,6% em relação ao ano anterior e um crescimento de 0,2% nos últimos doze meses em relação aos doze meses imediatamente anteriores.


 


Todos os setores da indústria sofreram queda de produção em maio na comparação com o mês anterior. Os bens de capital apresentaram a maior queda, de -2,6%. A produção de bens intermediários recuou -0,9% e de bens de consumo, -0,3% (resultado da variação de -3,6% dos bens de consumo duráveis e aumento de 1,0% dos bens de consumo duráveis e semiduráveis). Na comparação com maio de 2013 também houve queda em todos os setores. A produção de bens de capital sofreu queda de -9,7%, enquanto a produção de bens de intermediários recuou -2,8% e bens de consumo, -2,2% (resultado da queda de -11,2% dos bens de consumo duráveis e crescimento de +1,0% dos bens de consumo duráveis e semiduráveis).


 


Com estes resultados, todos os setores apresentaram queda no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior. A variação mais significativa foi na produção de bens de capital, com queda de -5,8% nessa base de comparação. A produção de bens intermediários apresentou queda de -1,8%; para os bens de consumo, o recuo foi de -0,1% (os bens duráveis variação de -3,2%, enquanto os bens semiduráveis e não duráveis apresentaram crescimento de 1,0%). Já no acumulado de doze meses, a produção de bens de capital apresentou crescimento de 4,1%, a de bens de consumo, 1,1% (os bens duráveis sofreram queda de -0,4% e os bens semiduráveis cresceram 1,5%), enquanto a produção de bens intermediários apontou queda de -0,8% nessa base de comparação.


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …