Notícias -

Serviço de assistência jurídica da CDL/BH pode auxiliar aos associados e consumidores

Apoio ao Comércio


O Deacon, criado pela CDL/BH em 1988, antes mesmo do advento do código de defesa do consumidor, publicado em 1990, atua especialmente em caráter preventivo oferecendo assistência gratuita aos consumidores. A atividade principal do departamento é intermediar, junto aos lojistas, as reclamações de registros no SPC e infrações à legislação, visando evitar e/ou atenuar prejuízos e demandas judiciais.


Além disso, o Deacon também esclarece dúvidas acerca da legislação consumerista e atende às solicitações dos consumidores relacionadas ao banco de dados SPC.


Único serviço do gênero disponibilizado pela iniciativa privada e que não trabalha com medidas punitivas, o Deacon no ano de 2017 realizou 22.557 atendimentos, com uma média de 1.880 atendimentos/mês e 86 atendimentos/dia. Os principais atendimentos, referente ao código de defesa do consumidor, incluem prazo de prescrição da informação disponibilizada pelos bancos de dados, troca de mercadoria, direito de arrependimento e prazo que o lojista tem para retirada do nome do consumidor no SPC.


Com isso, a CDL/BH oferece a você, empresário, uma solução pacífica para seus problemas com os consumidores, evitando a necessidade de abertura de processos civis.


O atendimento do Deacon é feito por telefone, e-mail, carta ou pessoalmente, de forma gratuita, de segunda à sexta-feira, das 08:30 às 14:30 horas, na CDL/BH, Avenida João Pinheiro, nº 495, bairro Boa Viagem, telefone 3249-1700 e e-mail: deacon@cdlbh.com.br.


Fonte: Departamento Jurídico – CDL/BH.