Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Sucessão familiar é assunto que deve começar dentro de casa

Apoio ao Comércio

Para o consultor de empresas Renato Bernhoeft, palestrante da 54ª. Convenção Nacional do Comércio Lojista, sucessão familiar, principalmente da primeira para a segunda geração, é um assunto que deve começar dentro da família. Isto porque 70% das empresas familiares que desapareceram no Brasil tiveram como causa conflitos familiares não desenvolvidos. O primeiro passo é identificar os sonhos e aspirações de cada um dos possíveis sucessores. “Nem sempre os filhos têm perfil ou querem gerenciar a empresa deixada pelo patriarca”, explicou Bernhoeft. Segundo ele, um erro muito comum é quando o fundador indica o seu sucessor. “É preciso deixar que os herdeiros decidam quem será o sucessor”, completou. A Convenção  está sendo realizada na Costa do Sauípe e reúne mais de cinco mil participantes.


 


Bernhoeft explicou que os fundadores precisam entender que o que eles deixarão não é uma empresa, mas sim um grande número de sócios que não foram escolhidos. “Os sócios não se escolheram. Mas precisam estabelecer uma relação de sócios onde tomarão decisões e correrão riscos”, explicou. “E os fundadores só conseguem se afastar quando encontram um sucessor de sucesso”, completou.


 


Da segunda geração em diante, onde a família cresceu e os herdeiros são vários, os problemas também podem aparecer na rentabilidade liquidez da empresa. Daí a necessidade da elaboração de um protocolo societário, um documento que gera e exige compromissos, regula direitos e deveres, antecipa conflitos, regula forma de saída, operacionaliza a formação de acionistas e representa a vontade das partes.


 


Finalizando a palestra, Bernhoeft deixou aos palestrantes a seguinte citação: “Empreendedor é aquele que constrói. Empresário é o que perpetua a obra. Parte desse desafio depende do compromisso da família em se tornar uma família empresária”.


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …