Notícias - 19 de setembro de 2014 Sucessão familiar é assunto que deve começar dentro de casa Apoio ao Comércio Para o consultor de empresas Renato Bernhoeft, palestrante da 54ª. Convenção Nacional do Comércio Lojista, sucessão familiar, principalmente da primeira para a segunda geração, é um assunto que deve começar dentro da família. Isto porque 70% das empresas familiares que desapareceram no Brasil tiveram como causa conflitos familiares não desenvolvidos. O primeiro passo é identificar os sonhos e aspirações de cada um dos possíveis sucessores. “Nem sempre os filhos têm perfil ou querem gerenciar a empresa deixada pelo patriarca”, explicou Bernhoeft. Segundo ele, um erro muito comum é quando o fundador indica o seu sucessor. “É preciso deixar que os herdeiros decidam quem será o sucessor”, completou. A Convenção está sendo realizada na Costa do Sauípe e reúne mais de cinco mil participantes. Bernhoeft explicou que os fundadores precisam entender que o que eles deixarão não é uma empresa, mas sim um grande número de sócios que não foram escolhidos. “Os sócios não se escolheram. Mas precisam estabelecer uma relação de sócios onde tomarão decisões e correrão riscos”, explicou. “E os fundadores só conseguem se afastar quando encontram um sucessor de sucesso”, completou. Da segunda geração em diante, onde a família cresceu e os herdeiros são vários, os problemas também podem aparecer na rentabilidade liquidez da empresa. Daí a necessidade da elaboração de um protocolo societário, um documento que gera e exige compromissos, regula direitos e deveres, antecipa conflitos, regula forma de saída, operacionaliza a formação de acionistas e representa a vontade das partes. Finalizando a palestra, Bernhoeft deixou aos palestrantes a seguinte citação: “Empreendedor é aquele que constrói. Empresário é o que perpetua a obra. Parte desse desafio depende do compromisso da família em se tornar uma família empresária”. Publicações similares Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho … Apoio ao Comércio 24 de fevereiro de 2025 Carnaval de Belo Horizonte 2025: Tudo o que você precisa saber para curtir com segurança e responsabilidade O Carnaval de Belo Horizonte 2025 está chegando e, para garantir uma experiência segura e organizada … Apoio ao Comércio 20 de fevereiro de 2025 Belo-horizontinos pretendem investir R$ 170 em fantasias para o Carnaval Pesquisa da CDL/BH com consumidores da cidade revela que foliões estão dispostos a gastar cerca de … Apoio ao Comércio 17 de fevereiro de 2025 FIQUE ATENTO AO FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO CARNAVAL EM 2025 O carnaval é um período conhecido por muitos como feriado. Contudo, nenhum dos dias de carnaval …