Notícias - 17 de dezembro de 2015 Uma loja concorrente está roubando meus clientes, o que eu faço? Apoio ao Comércio a) Estabeleço uma aliança com o concorrente b) Desenvolvo um programa de fidelização de clientes, combinado com prêmios e incentivos para clientes que tragam novos clientes c) Reformulo o atendimento aos clientes, incluindo reavaliação da equipe e recontrato metas internas (Resposta correta: C) Explicação da resposta Antes de tomar qualquer decisão é importante descobrir qual a razão da migração pelos clientes. Clientes satisfeitos não trocam de fornecedor apenas pela novidade. Aliás, uma boa parte deles vai se dispor a conhecer o que o seu concorrente oferece, diferente daquilo que a sua loja oferece. Neste caso, eles terão a oportunidade de avaliar se sua “proposta de valor” está mais (ou menos) adequada do que aquela oferecida pelo concorrente. O preço baixo ou o perfil dos produtos pode atrair uma parte dos clientes, que são aqueles que estão orientados para preços menores ou produtos específicos, mas neste caso é importante avaliar que o cliente que busca preços baixos não são a maioria. E mais, estes clientes mudarão de fornecedor sempre que houver quem venda mais barato. Adicionalmente o cliente que busca um tipo específico de produto pode continuar comprando outros itens em sua loja, mesmo que não tenha aquele produto mais específico. O atendimento, no entanto deve ser avaliado com atenção. Historicamente as pesquisas sobre migração de clientes têm mostrado que cerca de 70% dos clientes migram em razão daquilo que consideram mau atendimento ou inadequado, por isto considere avaliar o seu sistema de atendimento e verificar a necessidade de correções ou atualizações. A equipe certamente tem uma visão a este respeito e – de forma adequada – pode compartilhar com o empreendedor, contribuindo para evitar que mais clientes insatisfeitos sigam para o concorrente. Fonte: Nilson Hashizumi, MKTpontoCOM Assessoria Publicações similares Apoio ao Comércio 27 de outubro de 2025 Comércio pode funcionar no domingo, Dia de Finados CDL/BH orienta sobre requisitos que lojistas devem cumprir O comércio de Belo Horizonte está autorizado a … Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2025 Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade … Apoio ao Comércio 1 de outubro de 2025 Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e …