Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

VAREJO DE BH CRESCE MAIS QUE A MÉDIA DO PAÍS

Notícias gerais

Ritmo de crescimento registado nos seis primeiros meses do ano continua no segundo semestre 

O volume de vendas do comércio varejista da capital mineira cresceu 1,28% no mês de julho em comparação a junho. O índice foi acima da média nacional e estadual, onde ambas avançaram 0,7%. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), todos os segmentos, exceto Informática, tiveram desempenho positivo no período, com destaque para Drogaria e Cosméticos, que avançou 9,23%. 

“O crescimento pode ser atribuído ao aumento da renda das famílias, à queda do desemprego, à redução dos juros e ao recuo da inflação, especialmente sobre os alimentos. Além disso, o programa Desenrola Brasil recolocou no mercado de consumo um número significativo de pessoas que estavam endividadas. Tudo isso tem reduzido o aperto monetário e favorecido o consumo”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

No recorte mensal (Jul.23/Jun.23), os segmentos varejistas avançaram com os seguintes índices: Vestuário e Calçados (8,5%); Papelarias e Livrarias (7,77%); Supermercados (6,23%); Veículos e Peças (5,1%); Eletrodomésticos e Móveis (3%); Material Elétrico e de Construção (1,28%) e Artigos Diversos – brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, bicicletas e instrumentos musicais (0,98%). O único segmento que recuou foi o de Informática, com uma retração de 2,63%. 

Crescimento anual

Na análise anual (Jul.23/Jul.22), a atividade varejista da capital mineira cresceu 1,07%. Neste período, o segmento com melhor desempenho foi o de Papelaria e Livrarias, que avançou 5,66%. Os demais segmentos obtiveram os seguintes resultados: Drogarias e Cosméticos (5,12%); Supermercados (4,23%); Vestuário e Calçados (4,02%); Veículos e Peças (4%); Eletrodomésticos e Móveis (2,5%) e Artigos Diversos (0,53%). Informática e Material Elétrico e de Construção recuaram 1,26% e 0,69%, respectivamente. 

Estabilidade

O levantamento da CDL/BH mostra que o varejo se manteve estável entre janeiro e julho deste ano, indicando mais uma performance positiva para o setor de comércio e serviços. No acumulado do ano (Jan.23/Jul,23), o crescimento foi de 0,97%. 

“Julho é um período de férias, onde muitas pessoas viajam, fazem compras, participam de eventos e atividades de lazer. Além disso, o mês é marcado por liquidações e mudanças de coleção que impulsionam o comércio”, explica o presidente da entidade. 

Ainda de acordo com Marcelo de Souza e Silva, com a redução da taxa Selic, espera-se um efeito positivo no consumo. “Haverá um ganho real na renda do trabalhador, o que irá aumentar seu poder de compra”, finaliza. 

A análise revela ainda que nos últimos 12 meses (Jul.23- Ago.22/Jul.22-Ago.21) o varejo da capital mineira obteve mais um mês consecutivo de expansão, atingindo um crescimento de 1,02% em julho deste ano, valor que se aproxima ao período pré-pandemia. 

Meta revisada 

O atual cenário econômico, que conta com a consolidação do recuo da inflação e da taxa de câmbio, sinais positivos do mercado de trabalho e queda moderada na taxa de juros permitem que a CDL/BH revise sua perspectiva para o crescimento das vendas no comércio em Belo Horizonte em 2023, passando de 1,5% para 1,9%. “Temos um ambiente propício ao consumo, que deve se fortalecer ainda mais com as próximas datas comemorativas.  A aceleração da atividade econômica, maior que o esperado para o segundo trimestre, traz boas expectativas para o varejo”, finaliza Marcelo de Souza e Silva. 

Publicações similares

Notícias gerais
20 de junho de 2024
COMÉRCIO DE BH ACUMULA QUARTO CRESCIMENTO CONSECUTIVO EM 2024

Das nove atividades principais, sete tiveram desempenho positivo no mês de abril. Setor também cresceu nas …

Notícias gerais
10 de junho de 2024
COMPRAS DE ÚLTIMA HORA DEVEM MARCAR DIA DOS NAMORADOS EM BH

De acordo com pesquisa da CDL/BH, lojas de rua e shopping serão os principais locais onde …

Notícias gerais
10 de junho de 2024
PRESIDENTE DA CDL/BH E DO SEBRAE MINAS RECEBE COMENDA ESPECIAL DO MÉRITO MUNICIPALISTA

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e do Conselho Deliberativo do …

Notícias gerais
4 de junho de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS TERÁ VENDA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E DE HIGIENE COM REDUÇÃO DE ATÉ 50% DO VALOR

Além de alguns itens da cesta básica, serão comercializados produtos como vinho argentino, azeite português, carnes, …