Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

VAREJO DE BH ENCERRA PRIMEIRO SEMESTRE COM CRESCIMENTO

Notícias gerais

O segmento de Veículos e Peças recuperou desempenho e, na variação mensal, cresceu quase 5%.  De acordo com CDL/BH, melhora do ambiente econômico irá favorecer os próximos meses 

O comércio varejista da capital mineira encerrou o primeiro semestre de 2023 com crescimento. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), no acumulado do ano (Jan.23/Jun.23) houve um incremento de 0,77% nas vendas. O destaque vai para o segmento de Veículos e Peças que, após recessão, avançou 1,86% no período. 

“Os incentivos fiscais concedidos pelo Governo Federal ao segmento automotivo impulsionaram as vendas de veículos. Além disso, outros fatores como redução da inflação e queda do desemprego contribuíram para o crescimento do varejo”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Na análise mensal (Jun.23/Mai.23), o varejo cresceu 0,83%, com destaque para Drogarias e Cosméticos (6%), que mantêm uma performance bastante positiva no ambiente econômico da cidade. Já Veículos e Peças avançaram 4,59%. No mesmo período do último ano, o desempenho da atividade havia recuado em 3,49%. 

O recorte anual (Jun.23/Jun.22) mostra que o crescimento foi de 0,92%, com destaque para o segmento de Papelarias e Livrarias (4%), Supermercados (3,59%) e, novamente, o de  Veículos e Peças, que avançou 2%. No mesmo período de 2022, o segmento registrava queda de 0,8%. 

Boas expectativas

A análise dos últimos 12 meses (jul.22-jun.23/jul.21-jun.22) revela que houve crescimento de 0,88% no comércio varejista de Belo Horizonte. “Ainda que o avanço tenha sido discreto, isso nos mostra que o varejo tem apresentado uma performance estável e alcançando resultados positivos em todos os segmentos. A perspectiva é que continue a melhorar nos próximos meses, principalmente com o cenário econômico mais favorável”, finaliza o presidente da CDL/BH. 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Publicações similares

Notícias gerais
12 de abril de 2024
RESTAURAR, PRESERVAR E INVENTAR SÃO DESTAQUES NAS COLEÇÕES QUE SE APRESENTAM NO MINAS TREND

Para a CDL/BH, patrocinadora do evento, empresas precisam ficar atentas a um público cada vez mais exigente …

Notícias gerais
9 de abril de 2024
EMPRESÁRIOS MINEIROS DESEMBARCAM NA EXPO ÓPTICA

Missão organizada pela CDL/BH e Sebrae Minas leva 48 participantes de 33 empresas para a maior …

Notícias gerais
27 de março de 2024
PLANO DE REGULARIZAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PROGRAMA DE PARCELAMENTO DE ICMS ENTRA EM VIGOR

Nesta quarta-feira, 27, foi publicada o Decreto nº 48.790/2024, que regulamenta a  Lei 26.612/2023 que instruiu …

Notícias gerais
27 de março de 2024
SAIBA AS REGRAS PARA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DA SEXTA-FEIRA SANTA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …