Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Comércio de BH dever ser aquecido com as vendas para o Dia dos Pais

Apoio ao Comércio

O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre no ano, e o comércio de Belo Horizonte deve ser aquecido com as vendas dos presentes. A estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é que R$ 1,81 bilhão sejam injetados no comércio da capital em função da data e a expectativa de crescimento é de 1,98% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.  


 


Os empresários de Belo Horizonte também estão otimistas com a data. Segundo pesquisa realizada pela CDL/BH com 230 lojistas no período de 21 de junho a 4 de julho, a maior parte dos empresários (44,1%) acredita que as vendas irão aumentar no Dia dos Pais deste ano. Já 25,2% dos entrevistados esperam que as vendas sejam iguais as de 2017 e 30,7% consideram que o resultado deve ser pior. 


 


Na abertura da pesquisa por região da cidade, os lojistas com as maiores expectativas em relação às vendas no Dia dos Pais estão concentrados nas Regionais Oeste, Pampulha e Venda Nova. Com a perspectiva de alta nas vendas, a maior parte dos empresários (47,8%) aumentou o volume do estoque para atender a demanda da data. 


 


As roupas serão a preferência na hora de presentear, segundo os empresários


 


O levantamento da CDL/BH apontou também que as roupas devem ser os itens mais procurados pelos consumidores na hora das compras para presentear, conforme a opinião de 29,7% dos empresários. Em seguida, estão os acessórios (carteira, cinto, meia, gravata, bolsa, malas, etc.) com 13,9% da preferência. Segundo o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, esses produtos têm uma boa procura devido à grande variedade de opções e preços. “São itens que se encaixam no orçamento do consumidor e que agradam bastante”, afirma.


 


Parcelado no cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada


 


Para a maioria dos empresários (77,6%), a forma de pagamento mais utilizada para as compras do Dia dos Pais será a parcelada no cartão de crédito em até cinco vezes. As demais formas de pagamento citadas pelos empresários foram: à vista no cartão de crédito (16,6%); dinheiro (3,4%); cartão de débito (1,3%) e parcelado no cheque (1,1%).


 


Decoração da loja e divulgação dos produtos pelas redes sociais estão entre as principais estratégias para alavancar as vendas


 


Na opinião de 26,7% dos comerciantes, a decoração da loja é a principal alternativa para alavancar as vendas no Dia dos Pais. Em seguida aparece a divulgação dos produtos (22,6%) como a melhor forma para atrair mais clientes. E o principal meio utilizado para isso serão as redes sociais (Whatsapp, Facebook e Instagram). Para 39,7% dos lojistas, essa tem sido a forma mais eficiente para expor os itens e chegar até os consumidores. “Esses canais são os mais utilizados devido ao seu baixo custo de investimento e ao alto retorno junto aos consumidores”, comenta Falci.


 


Fatores que podem influenciar no momento da compra


 


Na opinião dos comerciantes, entre as principais alternativas que podem ajudar a alavancar as vendas do Dia dos Pais estão: liquidação/promoção/oferta de produtos (42,8%); divulgação (15,6%); atendimento (8,8%); aumento do fluxo de clientes (8%); aumento do emprego para os consumidores (6,6%); flexibilidade na forma de pagamento (3,3%); mudança governamental (3,2%); queda da inflação (1,7%) e outros (4,9%). Os que acham que nada pode proporcionar o aquecimento do comércio totalizam 1,5% e 3,7% dos entrevistados não souberam responder.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …