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Empresários precisam estar atentos para acompanhar as tendências do varejo

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O varejo é um segmento de mercado que muda muito de um ano para o outro, assim como as tendências e estratégias utilizadas pelas grandes marcas para atingir o público-alvo e vender mais. A comunicação digital de muitas empresas varejistas se torna referência para os pequenos empresários. No marketing digital, é sempre importante observar quais foram as últimas tendências, o que efetivamente se tornou um sucesso e quais as melhores apostas para o momento, por isso, selecionamos algumas dicas para o varejo que podem fazer toda a diferença.


Um dos primeiros pontos que precisam ser observados pelos empresários e consultores de marketing digital são os Millenials ou Geração Y. Esses consumidores, nascidos a partir de 1980 até os anos 2000, se relacionam com as marcas, produtos e serviços de uma forma bem diferente da geração anterior. Como estão sempre expostos a muita informação, são altamente conectados e impacientes, esses consumidores exigem muita qualidade e transparência. Hoje, 2 bilhões no mundo são Geração Y e até 2025 devem atingir a marca de 75% da força de trabalho mundial –  ou seja, serão responsáveis pela maioria das compras.


Outra faixa de consumidores que merece atenção é a Geração Z, nascida a partir dos anos 2000. Eles nasceram em um mundo completamente conectado e móvel (mobile, celulares, tablets). É muito importante para as empresas entenderem as ambições, desejos e necessidades dessas gerações, pois a forma como elas se relacionam com as marcas é fundamental o sucesso de qualquer negócio.


Entre as dicas para o varejo, não pode passar despercebido pelos empresários o poder das tecnologias e da conectividade. A ideia é que as marcas e lojas conheçam muito bem o seus clientes e, através de soluções tecnológicas, possam propor serviços e produtos. O desafio é capturar as informações do público-alvo e saber o que fazer com elas a fim de gerar novas oportunidades de negócios.


Como em qualquer negócio, o varejo também deve aproveitar a onda das parcerias e colaboração quando for pensar em suas ações de marketing digital. É fundamental investir em parcerias estratégicas se você quer vender mais e isso não pode ficar para amanhã – comece hoje a traçar perfis e propor parcerias a outros empresários, a ideia é que um indique a marca/produto/serviço do outro e compartilhem clientes. Além disso, aqueles que atuam no varejo podem aproveitar os próprios consumidores como colaboradores – quando um consumidor compartilha uma experiência positiva em relação a um produto ele está imediatamente colaborando para a divulgação da marca.


Para ser atual, as marcas precisam entender que não existe estratégia digital, existe estratégia no mundo digital. A ideia é deixar o On-Line ou o Off-Line de lado e investir no “ALL LINE” – também conhecido como “omnichannel”ou “phygital” – a nova forma de fazer negócios e se relacionar com os clientes através de todos os canais. A empresa vai precisar de ajustes, mesmo as franquias, mas se não seguirem essa tendência terão grandes chances de perder mercado para as concorrentes.


É importante lembrar que se as empresas não se empenharem em gerar engajamento com os clientes, não há estratégia, tendência ou dicas para o varejo que irão ajudar o varejista a vender mais. Todos, equipes de vendas, marketing e parceiros, precisam estar interessados neste novo formato de negócio para que as ações de marketing digital – sejam elas quais forem: mídias sociais, e-mail marketing, e-commerce, site, blog – deem certo.


Fonte: Guiase.com.br

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